Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45921
Tipo: | TCC |
Título : | Mediação e incentivo à leitura na biblioteca escolar |
Autor : | Ferreira, Rejane Lima |
Tutor: | Nunes, Jefferson Veras |
Palabras clave : | Biblioteca escolar;Incentivo à leitura;Mediação |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | FERREIRA, Rejane Lima. Mediação e incentivo à leitura na biblioteca escolar. 2019. 70f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Trata de uma pesquisa sobre a biblioteca escolar, com a finalidade de mostrar como ela contribui para a aprendizagem dos alunos e pode ser uma forte aliada na educação. O objetivo geral é analisar a importância da biblioteca escolar na mediação e incentivo à leitura. Os objetivos específicos: verificar quais ações têm sido feitas para incentivar a leitura por parte da biblioteca escolar; apontar a importância do bibliotecário no contexto escolar; examinar as relações estabelecidas entre professores e biblioteca escolar no tocante ao processo de ensino- aprendizagem. Para coleta de dados foram realizadas visitas a uma biblioteca escolar e feitas entrevistas com a bibliotecária e professores de uma escola de ensino fundamental em Fortaleza. Sendo uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, através das entrevistas, pôde-se estar em contato com pessoas que participaram das atividades desenvolvidas pela bibliotecária. Como resultado, foi comprovado que, de fato, a biblioteca escolar é ativa, tendo o bibliotecário como profissional de grande importância para disseminar o gosto pela leitura, por meio de atividades estimulantes, que atraem os estudantes, e também por meio da motivação da leitura, conhecendo o gosto de cada pessoa. |
Abstract: | It is about research on the school library to show how it contributes to student learning and can be a strong ally in education. The main aim is to analyze importance of school library in mediation and reading promotion. Specific aims: to check school library actions taken to encourage reading; to point out importance of the librarian in the school context; to examine relationships established between teachers and the school library regarding teaching-learning process. To collect data, visits were made to a school library and interviews were made with the librarian and teachers at Fortaleza elementary school. Being a descriptive research, of a qualitative nature, through the interviews one can be in contact with people who participated in the activities developed by the librarian. As a result, it has been proven that, in fact, the school library is active, having the librarian as a professional of great importance to disseminate the taste for reading, through stimulating activities that attract students, and also through reading motivation , knowing the taste of each person. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45921 |
Aparece en las colecciones: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_rlferreira.pdf | 703,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.