Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45905
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Conscientização como processo de libertação |
Autor(es): | Ribeiro, Marco Aurélio de Patrício |
Palavras-chave: | Conscientização;Educação;Método Paulo Freire;Libertação e educação |
Data do documento: | 2010 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Conscientização como processo de libertação. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 62-77. |
Resumo: | O objetivo deste artigo é compreender o termo conscientização, bastante utilizado por Paulo Freire. Este conceito tem quase 40 anos, mas ainda enseja controvérsias de interpretação. O termo conscientização é subjetivo, assim como o vocábulo autonomia; ambos são ainda imprecisos, mas apontam para uma linha de pensamento que evolui e se atualiza. Ambos os conceitos têm sua raiz nas preocupações básicas do educador durante sua prática pedagógica. Uma destas preocupações de Paulo Freire foi com a alfabetização de adultos. Suas propostas para a superação deste problema surgiu de uma análise crítica realizada, por ele e demais educadores progressistas, do modelo de escola existente e respaldado pelo sistema nas décadas de 1940 a 1960. As críticas de Paulo Freire ao modelo, que chamou de pedagogia tradicional, tornam-se o alicerce de onde emergem novas concepções pedagógicas, desencadeando práticas educativas chamadas progressistas. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45905 |
ISBN: | 978-85-7282-389-0 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_capliv_mapribeiro.pdf | 9,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.