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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Marcos Antônio Araújo-
dc.contributor.authorFreitas, Thiago Câmara de-
dc.date.accessioned2019-09-18T19:59:42Z-
dc.date.available2019-09-18T19:59:42Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFREITAS, T. C. O uso do universo dos quadrinhos no ensino de mecânica com auxílio do teatro. 2019.111 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45887-
dc.description.abstractCurrently, the career of the physics teacher has undergone significant changes, whether due to the new technologies implemented in the classroom or to the young public that long for some application of the physical concepts in the everyday routine, since they are no longer enough to learn only by receiving predetermined information by the teacher. Thus, youth protagonism needs to be respected and conducted by the teacher in the classroom, even including the young culture, to facilitate the teaching-learning aspect. In this context, this work was elaborated in the face of how the teacher, depending on the class or subjects presented and considering the annual planning, could use comic characters together with the performing arts to facilitate learning and, above all, to add positive and applicable aspects to Physics contents. Especially with regard to the first contacts of the students with Mechanics, the comic characters would be used to exploit as much as possible physics presented in the classroom, promoting a kind of science fair of the chosen characters, as well as teaching of chemical and biological aspects, since this emphasis is one of the suggestions of the PCN+ of Physics, according to the MEC. The theatrical presentation as an integral part of the work would be a video game simulation in which five participants would be protagonists. The present work was inspired in theory Significant Learning, by David Ausubel. However, as the presented work suggests a manual to guide the teacher in the classroom, this professional, taking into consideration the particularities of his students, can positively implement any pedagogical tendency in a dynamic way with his students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectMecânicapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos na educaçãopt_BR
dc.subjectTeatro escolarpt_BR
dc.titleO uso do universo dos quadrinhos no ensino de mecânica com auxílio do teatropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtualmente, a carreira do professor de física tem passado por mudanças significativas, seja devido às novas tecnologias implementadas em sala de aula, seja ao público jovem que anseia por alguma aplicação dos conceitos físicos no dia a dia, pois não é mais suficiente aprender apenas recebendo informações predeterminadas pelo professor. Assim, o protagonismo juvenil precisa ser respeitado e conduzido pelo professor em sala de aula, incluindo até mesmo a cultura jovem, para facilitar o ensino e a aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho foi elaborado em face da maneira como o professor, dependendo da turma ou das matérias apresentadas e considerando o planejamento anual, poderá utilizar personagens de quadrinhos, juntamente das artes cênicas, para facilitar o aprendizado e, sobretudo, agregar aspectos positivos e aplicáveis aos conteúdos de Física. Especialmente no que concerne aos primeiros contatos de seus alunos com o estudo da Mecânica, os personagens de quadrinhos seriam utilizados para explorar ao máximo possível a Física apresentada em sala de aula, promovendo uma espécie de feira de ciências dos personagens escolhidos, como também ensinando os aspectos químicos e biológicos relacionados, já que essa ênfase faz parte de uma das sugestões do PCNEM+ da Física, de acordo com o MEC. A apresentação teatral como parte integrante do trabalho seria uma simulação de vídeo game na qual cinco participantes seriam protagonistas. O presente trabalho foi inspirado em na Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. Contudo, como o trabalho apresentado sugere um manual para orientar o professor em sala de aula, esse profissional, levando em consideração as particularidades de seu alunado, poderá implementar de forma positiva qualquer tendência pedagógica de forma dinâmica com seus alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

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