Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45872
Type: | TCC |
Title: | O papel do bibliotecário no processo de formação dos discentes: estudo nos cursos de história, jornalismo e pedagogia da Universidade Federal do Ceará |
Authors: | Moreira, Yngrid Lohanne Ferreira |
Advisor: | Cardoso, Cyntia Chaves de Carvalho Gomes |
Keywords: | Bibliotecário;Comunidade universitária;Disseminação da informação |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | MOREIRA, Yngrid Lohanne Ferreira. O papel do bibliotecário no processo de formação dos discentes: estudo nos cursos de história, jornalismo e pedagogia da Universidade Federal do Ceará. 2019. 50f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a percepção dos discentes dos cursos de História, Jornalismo e Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC) quanto à atuação dos bibliotecários no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foram estabelecidos como objetivos específicos: verificar o nível de conhecimento dos discentes sobre a prática profissional do bibliotecário; identificar se há interação entre os bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da UFC e os discentes de sexto semestre dos cursos de Comunicação Social/Jornalismo, História e Pedagogia durante a graduação, e de que forma ela ocorre, e, por fim, compreender a relevância do bibliotecário para o processo de ensino- aprendizagem dos discentes durante a graduação. Por meio da pesquisa bibliográfica, apresentamos o conceito de conhecimento, universidade, professor, biblioteca, profissão, Biblioteconomia e bibliotecário, buscando identificar e compreender suas inter-relações com objetivo de apontar o papel e a contribuição do profissional da informação para com a comunidade acadêmica. Além da pesquisa bibliográfica, realizamos pesquisa de campo, através da aplicação de questionário com os discentes da UFC. Os resultados deste estudo apontaram que se faz necessária uma maior aproximação entre bibliotecário e usuário e que é fundamental realizar mais pesquisas com relação à compreensão dos discentes quanto ao papel deste profissional. Conclui-se que é preciso identificar os anseios e necessidades que os graduandos possuem, a fim de realizar mudanças por parte do bibliotecário e que possa ser desenvolvido atividades que possam atrair e aproximar os discentes dos bibliotecários. |
Abstract: | The present work has as main objective to analyze the perception of the students of the courses of History, Journalism and Pedagogy of the Federal University of Ceara (UFC) regarding the performance of the librarians in the teaching-learning process. For that, the following specific objectives were established: to verify the level of knowledge of the students about the librarian's professional practice; to identify if there is interaction between the Librarians of the UFC Library System and the students of the sixth semester of Social Communication / Journalism, History and Pedagogy in the course of the graduation and how it occurs, and, finally, to understand the relevance of the librarian for the teaching-learning process of students during graduation. Through bibliographic research, we present the concept of knowledge, university, teacher, library, profession, Library Science and librarian, trying to identify and understand their interrelationships, with the objective of pointing out the role and contribution of information professionals to the academic community. In addition to bibliographic research, we also conducted a field research, through the application of a questionnaire with UFC students. The results of this study pointed out that a closer approximation between librarian and user is necessary, and that it is fundamental to carry out more research regarding the students' understanding of the role of this professional. It is concluded that it is necessary to identify the yearnings and needs that the undergraduates have in order to make changes on the part of the librarian, and that activities should be developed in order to attract and approximate the students to the librarians. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45872 |
Appears in Collections: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_ylfmoreira.pdf | 506,04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.