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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45815
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Sociedade e escola: análise de elementos da cultura |
Autor(es): | Ribeiro, Luís Távora Furtado |
Palavras-chave: | Relação escola-sociedade;Educação;Ética;Modernidade |
Data do documento: | 2010 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Sociedade e escola: análise de elementos da cultura. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p.199-209. |
Resumo: | A discussão sobre a ética, para além de estereótipos ou modismos de ocasião, escolar a realidade escolar numa sociedade complexa e em permanente mudança. Durante décadas essa discussão esteve centrada em duas temáticas e preocupações fundamentais com os destinos da humanidade: - a primeira, era a superação da pobreza e da miséria aliadas à necessidade urgente e ao compromisso político de superação das desigualdades sociais; - uma segunda preocupação na Guerra Fria, dava conta da possibilidade concreta de destruição da vida na Terra por meio do armarnentisrno e da preocupação com a iminência de uma guerra nuclear. Atualmente, surge como temática inadiável uma nova preocupação com a possibilidade concreta de destruição do planeta e da vida humana pela acelerada degradação do meio ambiente e de todo nosso ecossistema: seja pela poluição, seja por todas as outras formas de agressão ao meio ambiente. A dimensão mais preocupante dessa discussão ética é que o inadiável debate sobre a questão ambiental parece passar ao largo de qualquer menção, seja com relação a temáticas sociais e à redução das desigualdades sociais e à da pobreza, seja quanto à temática armamentista e aos gastos militares. A despolitização da questão ambiental torna-se muito útil aos setores sociais neoconservadores, interessados em ocultar sutilmente essa temática potencialmente explosiva, investindo num modelo de ocultar conflitos e acalmar consciências, além de esconder e adiar se possível as tensões sociais. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45815 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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