Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45766
Tipo: Resumo
Título : Potencial fungicida de um Biossurfactante produzido por Bacillus SPP. Frente a espécies de Trichosporon SPP.
Autor : Cedro, Ewerton Weslley Caracas
Sousa, José Kleybson de
Pereira, Vandbergue Santos
Evangelista, Antonio José de Jesus
Serpa, Rosana
Cordeiro, Rossana de Aguiar
Palabras clave : Trichosporon SPP;Biossurfactante TIM 96;Bacillus SPP
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : CEDRO, Ewerton Weslley Caracas et al. Potencial fungicida de um Biossurfactante produzido por Bacillus SPP. Frente a espécies de Trichosporon SPP. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumen en portugués brasileño: Biossurfactantes são compostos anfifílicos que atuam como moléculas importantes para os processos interfaciais, condicionando a superfície celular microbiana e assim, apresentando ampla atividade antimicrobiana. Essa pesquisa investigou o efeito de um biossurfactante produzido por Bacillus spp., sobre a integridade da membrana de cepas de Trichosporon asahii (n=3) e T. inkin (n=1). Frações enriquecidas com biossurfactante foram obtidas a partir de uma cepa de Bacillus spp. (TIM 96) isolada nos estuários do rio Timonha. Culturas bacterianas foram mantidas em caldo surfactina, composto por extrato de levedura, (NH4)2SO4, Na2HPO4, KH2PO4, NaCl e MgSO4.7H2O, acrescido de micronutrientes e glicose 20%, por 48 horas a 30ºC. Após, as culturas foram centrifugadas e o sobrenadante acidificado com HCl por 24 horas. O sobrenadante teve o pH corrigido a neutralidade e liofilizado até a total remoção da fase líquida. A atividade antifúngica da fração enriquecida com surfactantes foi avaliada por meio da técnica de microdiluição em caldo; como controles, meio RPMI suplementado com antifúngicos (Anfotericina B ou Fluconazol). Para análise do dano à membrana plasmática, avaliou-se a presença de componentes extracelulares em sobrenadante do cultivo fúngico tratado com TIM 96. Como controle deste experimento empregou-se a droga N'-[(E)-1-(fenil)etilideno]piridina-4-carbohidrazida, uma hidrazida derivada da hidrazona, cujo mecanismo de ação antifúngica envolve dano à membrana plasmática. Pontos de corte foram determinados visualmente, com avaliação da inibição do crescimento fúngico em 50%, que variou de 78,125 a 156,25 µg/mL e 100%, que variou de 156,25 a 312,5 µg/mL. A concentração inibitória mínima de 100% (CIM100%) do TIM 96 causou dano na integridade da membrana, resultando em extravasamento celular de ácidos nucleicos. Concentrações 2xCIM100% do referido biossurfactante, causaram extravazamento de proteínas. Estes dados sugerem potencial fungicida do biossurfactante TIM 96.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45766
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_ewccedro.pdf52,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.