Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45744
Type: | TCC |
Title: | Práticas pedagógicas musicais na educação infantil: um estudo de caso na escola Dolores Lustosa, na cidade de Sobral. |
Authors: | Lima, Francisco Régis de Brito |
Advisor: | Benvenuto, João Emanoel Ancelmo |
Keywords: | Práticas pedagógicas musicais;Educação infantil;Ensino de música |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | LIMA, F.R.B. (2016) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como premissa conhecer as práticas pedagógicas musicais desenvolvidas nas atuações de professoras da escola CEI Dolores Lustosa, localizada no bairro Dr. José Euclides, pertencente à rede de ensino de Sobral. Um dos estímulos para esta pesquisa surgiu ao descobrirmos o CEI Dolores Lustosa como a primeira creche da rede pública de Sobral a funcionar como projeto piloto para as demais creches do município nos modelos do padrão MEC1. O intuito de irmos à procura da referida unidade escolar reforça a nossa atuação de pesquisador, pois vemos a cidade de Sobral expandir como prioridade a educação infantil, notadamente o ensino público, nos últimos anos. O objetivo geral está centrado na identificação das práticas pedagógicas musicais do referido CEI; como objetivo especifico as seguintes indagações: o conhecimento musical vivenciado na escola é compartilhada de forma planejada e sistemática? visa o desenvolvimento integral dos estudantes incluído a noção de música? A música que está no ambiente escolar é vista apenas como elemento secundário (objeto de animação; uso pedagógico para acalmar ou relaxar os estudantes)? A música se configura na escola como educação musical ou como recurso didático? O tempo de destinado à música durante as práticas é satisfatório? Quais as formações dos professores (a) atuantes com a música na escola? Quais as concepções dos docentes gestores a práticas? A conclusão que obtivemos aponta que as práticas pedagógicas musicais submetidas por professoras pedagogas também necessitam serem melhoradas e ampliadas, acrescentando os diversos tipos de apreciações; as noções de propriedades sonoras, elementos musicais; jogo lúdico com musicalização e criações musicais. As formações continuadas necessitam respaldar as demandas diante do público de professores (as) pedagogos(as); há necessidade urgente de um estreitamento de parcerias entre a gestão municipal e a Universidade Federal do Ceará, notadamente o com o Curso de Licenciatura em Músical. Portanto, no âmbito mais geral necessita-se trabalhar atividades musicais além do cantar, que contemplem o estímulo à noção rítmica e a musicalização na perspectiva redimensionada. |
Abstract: | The present work of Conclusion of Course (CBT) had as premise to know the musical pedagogical practices developed in the work of teachers of the CEI Dolores Lustosa school, located in the neighborhood Dr. José Euclides, belonging to the educational network of Sobral. One of the stimuli for this research came when we discovered the CEI Dolores Lustosa as the first daycare center in Sobral public to function as a pilot project for the other kindergartens of the municipality in the models of the MEC standard. The purpose of going to the search of this school unit reinforces our researcher role, as we see the city of Sobral expand as a priority the education of children, especially public education, in recent years. The general objective is centered on the identification of musical pedagogical practices of the IEC; As a specific objective the following questions: the musical knowledge experienced in the school is shared in a planned and systematic way? Aims at the integral development of students included the notion of music? The music that is in the school environment is seen only as a secondary element (object of animation, pedagogical use to calm or relax students)? Is music set up in school as a musical education or didactic resource? Is the time allocated to music during practice satisfactory? What are the formations of teachers who are active with music in school? What are the conceptions of teacher managers and practices? The conclusion we have obtained points out that the pedagogical practices of music submitted by teacher educators also need to be improved and amplified, adding the different types of appreciation; The notions of sound properties, musical elements; Playful game with musicalization and musical creations. Continuing education needs to support the demands of pedagogical teachers vis-à-vis the public; There is an urgent need for a closer partnership between the municipal administration and the Federal University of Ceará, especially with the Music Licensing Course. Therefore, in a more general context, it is necessary to work on musical activities besides singing, which contemplate the stimulus to the rhythmic notion and the musicalization in the resized perspective |
Description: | LIMA, F.R.B. Práticas pedagógicas musicais na educação infantil: um estudo de caso na escola Dolores Lustosa, na cidade de Sobral. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2016. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45744 |
Appears in Collections: | MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_frblima.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.