Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45714
Tipo: TCC
Título: Análise de satisfação baseada na percepção ambiental dos funcionários do Centro de Distribuição de Fortaleza da AMBEV, tendo como instrumento de pesquisa a Escala Likert.
Título em inglês: Satisfaction analysis based on the environmental perception of employees of AMBEV's Fortaleza Distribution Center, using the Likert Scale as a research instrument.
Autor(es): Teles, Melissa de Azevedo
Orientador: Silva , Fernando José Araújo da
Palavras-chave: Likert;percepção ambiental;satisfação;AMBEV
Data do documento: 2019
Citação: TELES, Melissa de Azevedo. Análise de satisfação baseada na percepção ambiental dos funcionários do Centro de Distribuição de Fortaleza da AMBEV, tendo como instrumento de pesquisa a Escala Likert. 2019. 41 f. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Com o passar do tempo, a mudança de hábitos e aspectos sociais fizeram com que a população remodelasse seus critérios e opiniões na hora de escolher um produto ou serviço no mercado. A preferência por produtos que possuem uma certificação ambiental ou que, mesmo que pouco, buscam respeitar diretrizes socioambientais em sua fabricação estão ganhando cada vez mais a preferência do mercado consumidor. Perante isso, se torna de extrema importância que as empresas trabalhem para que suas culturas internas agreguem valores ambientais e sustentáveis, e que os mesmos sejam disseminados e perceptíveis por todo seu quadro de funcionários.Para isso,a percepção ambiental e a satisfação dos funcionários sobre como a empresa vem lidando com essas mudanças é de extrema importância para se identificar se a mesma está seguindo um caminho correto e que vem gerando resultados. O presente estudo se presta a fazer uma pesquisa de satisfação dentro do setor administrativo do Centro de Distribuição Direta de Fortaleza da Ambev com o intuito de mensurar a opinião e satisfação dos funcionários a respeito de como a empresa vem se comportando e inserindo a cultura socioambiental em sua rotina, processos e desenvolvimento dos funcionários. A partir de uma pesquisa baseada na escala Likert, os funcionários responderam com graus de concordância seis afirmativas que nos possibilitam a identificar onde a empresa vem acertando e onde ainda existem lacunas para serem preenchidas sobre o assunto.Como resultado, obtivemos pontuações mistas, onde a empresa deixou a desejar em quesitos como uma estratégia que englobasse aspectos socioambientais,uma área específica que coordenasse os assuntos referentes a gestão ambiental e treinamentos pros funcionários para que os mesmos se tornassem portadores da cultura socioambiental, mas também obteve pontuações positivas, como na disseminação da cultura socioambiental entre os funcionários e em ações dentro do setor que zelem pelo respeito ao meio ambiente.
Abstract: Over time, changing habits and social aspects have made the population remodel their criteria and opinions when choosing a product or service in the market.Thepreference for products that have an environmental certification or that, even if little, seek to respect social and environmental guidelines in their manufacturing are increasingly gaining the preference of the consumer market. In view of this, it is of the utmost importance that companies work so that their internal culturesaggregateenvironmental and sustainable values, and that they are disseminatedandperceivedbyallitsstaff.For this, the environmental perception and the satisfaction of the employees about how the company has been dealing with these changes is of extreme importance to identifyifit is following a correct path and that hasbeengeneratingresults.Thepresentstudylends itself to conducting a satisfaction survey within the administrative sector of the Ambev’s Fortaleza Direct Distribution Center in order to measure the opinion and satisfaction of the employees regarding how the company is behaving andinsertingthe socio-environmental culture in their routine, processes, and employee development. Based on a Likert-scale survey, employees responded with degrees of agreement with six statements that enable us to identify where the company hasbeenhittingandwhere there are still gaps to be filled on the subject. As a result, we obtained mixed scores, where the company leftsomethingtobedesiredintermsofastrategythatencompassed socio-environmental aspects, a specific area that would coordinate issues related to environmental management and training for employees so that they become bearers of socio-environmental culture, also obtained positive scores, such asthedisseminationof socio-environmental culture among employees and in actions within the sector that ensure respect for the environment.
Resumen: Con el tiempo, los cambios en los hábitos y los aspectos sociales hicieron que la población modificara sus criterios y opiniones al elegir un producto o servicio en el mercado. La preferencia por los productos que tienen una certificación ambiental o que, aunque sea poco, buscan respetar las pautas sociales y ambientales en su fabricación están ganando cada vez más la preferencia del mercado de consumo. En vista de esto, es de suma importancia que las empresas trabajen para que sus culturas internas aporten valores ambientales y sostenibles y que sean difundidas y percibidas por todos sus empleados. Para este fin, la conciencia ambiental y la satisfacción de los empleados son primordiales cuando identificar estos cambios es extremadamente importante para identificar si Está siguiendo un camino correcto que está generando resultados. El presente estudio proporciona una encuesta de satisfacción dentro del sector administrativo del Centro de Distribución Directa de Fortaleza de Ambev con el fin de medir la opinión y la satisfacción de los empleados sobre el comportamiento de la empresa y la inserción de la cultura social y ambiental en su rutina, procesos y desarrollo. empleados A partir de una encuesta basada en la escala Likert, los empleados respondieron con un acuerdo con seis declaraciones que nos permiten identificar dónde la empresa ha estado en lo cierto y dónde todavía hay vacíos para llenar. Como resultado, obtuvimos puntajes mixtos, donde la empresa En términos de una estrategia que abarcó aspectos socioambientales, un área específica que coordinó los temas relacionados con la gestión ambiental y la capacitación profesional para que pudieran convertirse en portadores de la cultura social y ambiental, pero también obtuvieron puntajes positivos, como la difusión de la cultura social y ambiental entre los empleados. y acciones dentro del sector que garanticen el respeto al medio ambiente.
Résumé: Au fil du temps, l'évolution des habitudes et des aspects sociaux a amené la population à modifier ses critères et ses opinions lors du choix d'un produit ou d'un service sur le marché. La préférence pour les produits qui ont une certification environnementale ou qui, même peu, cherchent à respecter les directives sociales et environnementales dans leur fabrication gagne de plus en plus la préférence du marché de consommation. Dans cette optique, il est de la plus haute importance que les entreprises œuvrent pour que leurs cultures internes apportent des valeurs environnementales et durables et soient diffusées et perçues par tous les employés. Pour ce faire, la sensibilisation à l'environnement et la satisfaction des employés sont primordiales pour identifier ces changements. Il suit un chemin correct qui génère des résultats. La présente étude fournit une enquête de satisfaction au sein du secteur administratif du centre de distribution directe Fortaleza d’Ambev afin de mesurer l’opinion et la satisfaction des employés quant au comportement de l’entreprise et à l’insertion de la culture sociale et environnementale dans ses activités, processus et développements. les employés. À partir d’une enquête basée sur l’échelle de Likert, les employés ont répondu par six déclarations d’accord nous permettant de déterminer où l’entreprise avait raison et où il restait encore des lacunes à combler. En conséquence, nous avons obtenu des scores mitigés. En termes de stratégie englobant les aspects socio-environnementaux, un domaine spécifique qui a coordonné les questions liées à la gestion de l’environnement et à la formation professionnelle afin qu’ils puissent devenir porteurs de la culture sociale et environnementale, a également obtenu des résultats positifs, tels que la diffusion de la culture sociale et environnementale parmi les employés. et des actions dans le secteur qui garantissent le respect de l'environnement.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45714
Aparece nas coleções:ENGENHARIA AMBIENTAL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_mateles.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.