Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45711
Type: | TCC |
Title: | Percepção das contribuições da empresa júnior para a formação do profissional de Engenharia Ambiental. |
Title in English: | Perception of the junior company's contributions to the formation of the Environmental Engineering professional. |
Authors: | Conceição, Geovane Santos |
Advisor: | Nunes, Ana Barbara de Araújo |
Keywords: | Empreendedorismo;Empresa Júnior;Engenharia Ambiental |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | CONCEIÇÃO, Geovane Santos. Percepção das contribuições da empresa júnior para a formação do profissional de Engenharia Ambiental. 2019. 68 f. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Durante a graduação, os estudantes podem participar de diversos tipo de experiência, como iniciações científicas, projetos de extensão e monitorias de determinadas matérias. Dentre esses projetos está o da empresa júnior, que está ganhando força nos últimos anos. Essas entidades buscam capacitar os estudantes e os colocar em contato com o mercado, por meio da prestação de serviços e da vivência empresarial. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo colher as percepções de membros e de egressos a respeito da sua experiência na Empresa Júnior (EJ) de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ciclo Jr. Além disso, possibilitar mensuração da importância da EJ para a formação de um profissional de Engenharia Ambiental. Dessa maneira, o método para coleta dos dados foi a aplicação de questionários. Foram construídos dois questionários um para o grupo de membros e outro para o grupo de egressos, as quais possuíam perguntas sobre a experiência na empresa júnior em si, as competências desenvolvidas e a satisfação pela sua passagem entre outras. Constatou-se que a experiência foi e está sendo de grande valia para os entrevistados, principalmente, em relação a colocar os conteúdos vistos em sala de aula em prática e em conseguir uma maior qualificação para a conquista do primeiro emprego. Por fim, foi realizada uma discussão minuciosa das perguntas, a partir de comparações com dados vindos de pesquisas da UFC e da Endeavor, organização de respaldo internacional no tema empreendedorismo, assim foram geradas algumas sugestões, como a criação de uma disciplina de empreendedorismo no curso de Engenharia Ambiental, para complementar a vivência na EJ e para que alunos possam ter uma sensibilização mais efetiva a respeito do tema. |
Abstract: | During the bachelor, students can participate in various types of experience, such as scientific initiation researches, extension projects, and teaching initiation projects on certain disciplines. Among those projects are the junior enterprises, which are gaining strength in recent years. These entities seek to empower students and bring them into contact with the market, through the provision of services and business experience. In this context, the present work has the objective of collecting the members and alumni perceptions regarding their experience in the Junior Enterprise (JE) of Environmental Engineering of the Federal University of Ceará (UFC), Ciclo Jr. In addition, it is also possible to measure the importance of JE to the formation of an Environmental Engineering professional. In this way, the method for data collection was the application of questionnaires. Two questionnaires were constructed: one for the group of members and another for the group of alumni. The research had questions related to the experience in the junior enterprise itself, the skills developed and the satisfaction with its passage among others. It was verified that the experience was and is being of great value to the interviewees, mainly in relation to the practical application of the contents seen in the classroom and in relation to obtaining a higher qualification for the first job. Finally, a thorough discussion of the questions was carried out, based on comparisons with data from other researches by Federal University of Ceará (UFC), and the Endeavor Institute, which has international recognition in the theme of entrepreneurship. In this way, suggestions for future actions were generated to the creation of an entrepreneurship discipline in the Environmental Engineering course, aiming to complement the experience in JE and so that all students can have a more effective sensitization on the subject. |
Abstract in Spanish: | Durante la graduación, los estudiantes pueden participar en varios tipos de experiencias, como iniciación científica, proyectos de extensión y monitoreo de ciertas materias. Entre estos proyectos está la empresa junior, que ha estado ganando impulso en los últimos años. Estas entidades buscan empoderar a los estudiantes y ponerlos en contacto con el mercado a través de la provisión de servicios y experiencia empresarial. En este contexto, este documento tiene como objetivo recopilar las percepciones de los miembros y ex alumnos sobre su experiencia en la Compañía Junior (EJ) de Ingeniería Ambiental de la Universidad Federal de Ceará (UFC), Ciclo Jr. Además, permitir la medición de la importancia de EJ para la formación de un profesional de Ingeniería Ambiental. Por lo tanto, el método para la recolección de datos fue la aplicación de cuestionarios. Se construyeron dos cuestionarios, uno para el grupo de miembros y otro para el grupo de graduados, que tenían preguntas sobre la experiencia en la propia empresa junior, las habilidades desarrolladas y la satisfacción con su aprobación, entre otros. Se descubrió que la experiencia fue y es de gran valor para los encuestados, especialmente en relación con la puesta en práctica del contenido visto en el aula y para lograr una calificación más alta para el primer trabajo. Finalmente, hubo una discusión exhaustiva de las preguntas, a partir de comparaciones con datos de investigaciones de UFC y Endeavour, una organización patrocinada internacionalmente sobre emprendimiento, por lo que se generaron algunas sugerencias, como la creación de una disciplina de emprendimiento en el curso. Ingeniería ambiental, para complementar la experiencia en EJ y para que los estudiantes puedan tener una conciencia más efectiva sobre el tema. |
Abstract in French: | Durant leurs études, les étudiants peuvent participer à différents types d’expériences, telles que l’initiation scientifique, les projets de vulgarisation et le suivi de certaines matières. Parmi ces projets, citons la société junior, qui a pris de l'ampleur ces dernières années. Ces entités cherchent à responsabiliser les étudiants et à les mettre en contact avec le marché grâce à la fourniture de services et à une expérience professionnelle. Dans ce contexte, cet article vise à recueillir les perceptions des membres et anciens élèves sur leur expérience au sein de la Junior Entreprise (EJ) en génie de l'environnement de l'Université fédérale de Ceará (UFC), Ciclo Jr. De plus, permettre de mesurer l'importance de EJ pour la formation d’un professionnel de l’ingénierie environnementale. Ainsi, la méthode de collecte des données consistait à utiliser des questionnaires. Deux questionnaires ont été construits, l'un pour le groupe de membres et l'autre pour le groupe de diplômés, qui posaient des questions sur l'expérience de la jeune entreprise elle-même, les compétences développées et la satisfaction de son passage, entre autres. Il a été constaté que l'expérience était et est d'une grande valeur pour les répondants, notamment en ce qui concerne la mise en pratique du contenu vu en classe et l'obtention d'une qualification plus élevée pour le premier emploi. Enfin, une discussion approfondie des questions, à partir de comparaisons avec les données des recherches de UFC et Endeavour, une organisation internationale sur l’entrepreneuriat, a donné lieu à certaines suggestions, telles que la création d’une discipline de l’entrepreneuriat dans le cours. Génie de l'environnement, pour compléter l'expérience en EJ et pour que les étudiants puissent avoir une prise de conscience plus efficace sur le sujet. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45711 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA AMBIENTAL - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_gsconceiçao.pdf | 958,81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.