Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45653
Tipo: | Resumo |
Título: | A atividade lúdica e o ensino de história |
Autor(es): | Lira, Jairo Araujo de Fernandes, Ana Carla Sabino |
Palavras-chave: | Ensino de história;Atividade lúdica;História em quadrinhos |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | LIRA, Jairo; FERNANDES, Ana Carla Sabino. A atividade lúdica e o ensino de história. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumo: | Introdução: Durante a monitoria da disciplina de Estágio Supervisionado do Programa de Inic. à Docência nos deparamos com alunos do EF dizendo que a História é muito chata. Um exemplo interessante do ensino de História que vimos durante a monitoria foi a oficina de História em Quadrinhos nas turmas do EF II onde os alunos através do livro didático produzem várias HQ's de acordo com sua criatividade e bagagem histórica. Objetivos: Mostrar que através de uma atividade lúdica, o aluno pode desenvolver uma consciência histórica podendo pensar em fatos históricos no tempo e no espaço. Metodologia: com lápis, papel, lápis de cor, seu livro didático os alunos contam a História de seu livro didático em Histórias em Quadrinhos. Resultado: Ao analisar os trabalhos dos alunos, podemos fazer um mapa de aprendizagem significativa em História de acordo com o autor Jorn Rusen no livro Aprendizagem Histórica - Fundamentos e Paradigmas com percurso narrativistico, representação histórica, conceitos históricos, conteúdos históricos e observações. No percurso narrativístico podemos ver o uso da literatura didática, cronologia, histórico evolutivo, domínio da natureza pelo homem, a identificacao pelo gênero,a problematizacao pela concepção histórica e a escrita autoral. Podemos ver o aluno e o professor como narradores, a linha do tempo relogio, personagens e o homem das cavernas como representações históricas. O tempo, o espaço e as evidências históricas pautadas no caráter presente também são encontrados como conceitos históricos. Na categoria de conteúdos históricos temos a periodização e a natureza. Conclusão: podemos concluir que atraves de uma atividade lúdica, o aluno às vezes sem querer nos fala de temas importantes como temporalidades, espacialidades, problematizacoes, gênero, natureza, narração, escrita e evidências históricas tão importantes na sua vida como pessoa e como cidadão, deixando de lado a impressão de que História é uma disciplina chata. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45653 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jalira.pdf | 48,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.