Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45653
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLira, Jairo Araujo de-
dc.contributor.authorFernandes, Ana Carla Sabino-
dc.date.accessioned2019-09-10T19:14:41Z-
dc.date.available2019-09-10T19:14:41Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIRA, Jairo; FERNANDES, Ana Carla Sabino. A atividade lúdica e o ensino de história. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45653-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectAtividade lúdicapt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.titleA atividade lúdica e o ensino de históriapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrIntrodução: Durante a monitoria da disciplina de Estágio Supervisionado do Programa de Inic. à Docência nos deparamos com alunos do EF dizendo que a História é muito chata. Um exemplo interessante do ensino de História que vimos durante a monitoria foi a oficina de História em Quadrinhos nas turmas do EF II onde os alunos através do livro didático produzem várias HQ's de acordo com sua criatividade e bagagem histórica. Objetivos: Mostrar que através de uma atividade lúdica, o aluno pode desenvolver uma consciência histórica podendo pensar em fatos históricos no tempo e no espaço. Metodologia: com lápis, papel, lápis de cor, seu livro didático os alunos contam a História de seu livro didático em Histórias em Quadrinhos. Resultado: Ao analisar os trabalhos dos alunos, podemos fazer um mapa de aprendizagem significativa em História de acordo com o autor Jorn Rusen no livro Aprendizagem Histórica - Fundamentos e Paradigmas com percurso narrativistico, representação histórica, conceitos históricos, conteúdos históricos e observações. No percurso narrativístico podemos ver o uso da literatura didática, cronologia, histórico evolutivo, domínio da natureza pelo homem, a identificacao pelo gênero,a problematizacao pela concepção histórica e a escrita autoral. Podemos ver o aluno e o professor como narradores, a linha do tempo relogio, personagens e o homem das cavernas como representações históricas. O tempo, o espaço e as evidências históricas pautadas no caráter presente também são encontrados como conceitos históricos. Na categoria de conteúdos históricos temos a periodização e a natureza. Conclusão: podemos concluir que atraves de uma atividade lúdica, o aluno às vezes sem querer nos fala de temas importantes como temporalidades, espacialidades, problematizacoes, gênero, natureza, narração, escrita e evidências históricas tão importantes na sua vida como pessoa e como cidadão, deixando de lado a impressão de que História é uma disciplina chata.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jalira.pdf48,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.