Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45634
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Avaliação de reação e comportamento de enfermeiras após treinamento sobre alimentação infantil
Otros títulos : Evaluación de la reacción y comportamiento de las enfermeras después de la formación sobre alimentación infantil
Título en inglés: Analysis of the reaction and behavior of nurses after training on young child feeding
Autor : Ferreira, Ádria Marcela Vieira
Sabino, Leidiane Minervina Moraes de
Nascimento, Ludmila Alves do
Penha, Jardeliny Corrêa da
Barbosa, Lorena Pinheiro
Lima, Francisca Elisângela Teixeira
Dodt, Regina Cláudia Melo
Martins, Mariana Cavalcante
Palabras clave : Avaliação Educacional;Educação Alimentar e Nutricional;Aprendizagem;Promoção da Saúde
Fecha de publicación : ene-2019
Editorial : Revista Brasileira de Enfermagem
Citación : FERREIRA, Ádria Marcela Vieira et al. Avaliação de reação e comportamento de enfermeiras após treinamento sobre alimentação infantil. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 72, supl.1, p. 206-12, jan./feb. 2019.
Resumen en portugués brasileño: Objetivo: avaliar a reação e o comportamento das enfermeiras após treinamento para utilização de tecnologia educativa na promoção da alimentação infantil saudável. Método: estudo piloto avaliativo, descritivo e de abordagem quantitativa, realizado em 2014 com oito enfermeiras na zona rural do Ceará, Brasil, por meio de oficina de treinamento e capacitação para utilização do álbum seriado Alimentos regionais promovendo a segurança alimentar na promoção da alimentação infantil saudável. Resultados: a avaliação de reação das enfermeiras à oficina sinaliza que todas (100%) ficaram satisfeitas com o treinamento. Na avaliação de comportamento, mais da metade das enfermeiras obtiveram desempenho dentro do esperado na aplicação das ilustrações do álbum seriado, sendo sete delas (87,5%) consideradas aptas para utilizar o álbum seriado. Conclusão: o treinamento foi considerado eficaz, evidenciado por reação satisfatória das enfermeiras e capacitação da maioria delas para usar a tecnologia educativa na promoção da alimentação infantil saudável.
Abstract: Objective: to assess the reaction and behavior of nurses after training on the use of educational tool to promote heathy nutrition to children. Method: pilot assessment study, of descriptive and quantitative approach, carried out in 2014 with eight nurses from the rural area of Ceará, Brazil, by observing a training workshop on the use of the serial album “Alimentos regionais: promovendo a segurança alimentar na promoção da alimentação infantil saudável” [Regional food: promoting food safety through child healthy feeding]. Results: the analysis of the reaction of nurses to the workshop showed that all of them (100%) were satisfied with the training. In behavior analysis, more than a half of the nurses have achieved the expected performance when implementing the illustrations of the serial album, seven of them (87.5%) being considered able to use the serial album. Conclusion: the training was considered effective, as all the participant nurses were satisfied and most of them considered capable of using the educational tool in promoting child healthy feeding.
Resumen en español: Objetivo: evaluar la reacción y el comportamiento de las enfermeras tras entrenamiento para la utilización de tecnología educativa en la promoción de la alimentación infantil sana. Método: estudio piloto evaluativo, descriptivo y de abordaje cuantitativo, realizado en 2014 con ocho enfermeras en la zona rural de Ceará, Brasil, por medio de taller de entrenamiento y capacitación para utilización del rotafolio «Alimentos regionais promovendo a segurança alimentar» en la promoción de la alimentación infantil saludable. Resultados: la evaluación de reacción de las enfermeras al taller señala que todas (100%) quedaron satisfechas con el entrenamiento. En la evaluación de comportamiento, más de la mitad de las enfermeras obtuvieron desempeño dentro de lo esperado en la aplicación de las ilustraciones del rotafolio, siendo siete de ellas (87,5%) consideradas aptas para utilizarlo. Conclusión: el entrenamiento fue considerado eficaz, evidenciado por reacción satisfactoria de las enfermeras y de la capacitación de la mayoría de ellas para usar la tecnología educativa en la promoción de la alimentación infantil sana.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45634
ISSN : Print 0034-7167
On-line 1984-0446
Aparece en las colecciones: DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_art_amvferreira.pdf509,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.