Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45545
Tipo: Artigo de Evento
Título: As candidaturas consideradas laranjas e sua relação com a Lei de Cotas
Autor(es): Juvêncio, José Sérgio Martins
Palavras-chave: Eleicões;Leis;Cotas
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Piauí
Citação: JUVÊNCIO, José Sérgio Martins. As candidaturas consideradas "laranjas" e sua relação com a Lei de Cotas. In: SAMPAIO, Airton; CARDOSO, Ilza (orgs.). ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE e PRÉ-ALAS BRASIL, 15., 4-7 set. 2012, Teresina (PI). Anais... Teresina: UFPI, 2012.
Resumo: Nas eleições de 2010 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através da Lei 9.504, exigiu que o mínimo de 30% de candidaturas fossem preenchidas por um dos gêneros. Apesar da lei ser para ambos, o TSE estava interessado que o mínimo de candidaturas fossem de mulheres. Preocupados em cumprir a lei, dirigentes partidários buscaram candidatas que, segundo os próprios, algumas delas não quisessem de fato concorrer às eleições. Muitas dessas mulheres foram consideradas “laranjas”. Este é um estudo sobre as candidaturas consideradas “laranjas” e a sua relação com e lei de cotas. A pesquisa analisa as representações de atores políticos por meio de matérias de jornais e entrevistas realizadas com dirigentes partidários. Observa-se que as candidaturas “laranjas” são representadas como “ilegítimas”, isso se dá em oposição à candidaturas consideradas “legítimas”.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45545
ISSN: 2176 2368
Aparece nas coleções:PPGS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_jsmjuvencio.pdf190,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.