Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45530
Tipo: | TCC |
Título : | Intercâmbio acadêmico na percepção dos estudantes estrangeiros, gestores e docentes: um estudo na Universidade Federal do Ceará |
Autor : | Campos, Nicholas Vieira |
Tutor: | Moreira, Márcia Zabdiele |
Palabras clave : | Internacionalização do Ensino Superior;Intercâmbio acadêmico;Mobilidade acadêmica;Ensino Superior |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | CAMPOS, Nicholas Vieira. Intercâmbio acadêmico na percepção dos estudantes estrangeiros, gestores e docentes: um estudo na Universidade Federal do Ceará. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | O aumento do fluxo de pessoas de diferentes países e culturas, através de processos imigratórios e turísticos ocasionados pela globalização, favoreceu a disseminação do conhecimento. Demonstrada através do processo de intercâmbio acadêmico, é visto como transações relacionadas à educação, e que pode contribuir para a internacionalização do ensino superior. Nesse sentido, faz-se necessário compreender como se dá o processo de intercâmbio acadêmico na Universidade Federal do Ceará, uma vez que uma experiência de mobilidade acadêmica internacional pode impactar para os estudantes quanto para as Instituições de Ensino envolvidas. A presente pesquisa tem por objetivo geral analisar como o processo de intercâmbio acadêmico na UFC pode ser mais eficiente, na percepção dos seus estudantes estrangeiros, gestores e docentes. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre o assunto a fim de dar um embasamento teórico à pesquisa e posteriormente realizadas entrevistas de caráter semiestruturadas junto a onze indivíduos, sendo estes alunos e ex-alunos estrangeiros que realizam ou realizaram intercâmbio acadêmico na Universidade Federal do Ceará, além de docentes e gestores da universidade. Os resultados obtidos revelam que as principais dificuldades inerentes ao processo de intercâmbio são fatores linguísticos e logísticos que devem ser tratados previamente pela universidade para tornar melhor a experiência do intercâmbio para seus alunos, docentes e a sua gestão. Com isto pôde-se concluir que a internacionalização detém um papel muito importante para a Instituição de Ensino Superior, uma vez que há o sentido de desenvolver um melhor ambiente acadêmico para a atuação desses indivíduos. |
Abstract: | The increase in the flow of people from different countries and cultures, through immigration and tourism processes caused by globalization, favored the dissemination of knowledge. Demonstrated through the process of academic exchange, it is seen as transactions related to education, and that can contribute to the internationalization of higher education. In this sense, it is necessary to understand how the academic exchange process takes place at the Federal University of Ceará, since an experience of international academic mobility can impact both the students and the teaching institutions involved. The present research has as general objective to analyze how the process of academic exchange in the UFC can be more efficient, in the perception of its foreign students, managers and teachers. A bibliographic study on the subject was carried out in order to provide a theoretical basis for the research, and subsequently, semistructured interviews with eleven individuals were carried out. These students and foreign students were or were in the academic exchange at the Federal University of Ceará of university professors and managers. The results show that the main difficulties inherent in the exchange process are linguistic and logistic factors that must be dealt with previously by the university to make the exchange experience better for its students, teachers and its management. With this we can conclude that internationalization plays a very important role for the Institution of Higher Education, since there is the sense of developing a better academic environment for the performance of these individuals. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45530 |
Aparece en las colecciones: | ADMINISTRAÇÃO - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_nvcampos.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.