Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45513
Tipo: Artigo de Evento
Título : Configuração temporal e iniciativa humana segundo Paul Ricoeur
Autor : Leal, Ivanhoé Albuquerque
Palabras clave : Filosofia;Sociedade;Discurso literário
Fecha de publicación : 2015
Editorial : ANFOP
Citación : LEAL, Ivanhoé Albuquerque. Configuração temporal e iniciativa humana segundo Paul Ricoeur. In: CARVALHO, Marcelo;CARRASCO, Alexandre de Oliveira Torres; SOLIS, Direce Eleonora Nigro (orgs.). ENCONTRO ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA- ANFOP, 16., 27-31 out. 2014, Campos do Jordão (SP). Anais... São Paulo: ANPOF, 2015. p. 638-651. Tema: Filosofia Francesa Contemporânea.
Resumen en portugués brasileño: A arquitetura da teoria narrativa de Paul Ricoeur, desenvolvida na obra Temps et récit, põe a multiplicidade de nossa experiência temporal em correspondência com a capacidade do discurso de configurar e de unificar essa temporalidade em que o vivido e o cronológico se misturam de modo contraditório. A resposta à natureza aporética do tempo provém da própria narratividade constituída enquanto resultado de uma fusão de empréstimos mútuos entre os discursos histórico e literário.1 Destes discursos, trataremos de alguns traços da habilidade configurativa da história de reconstruir o tempo. Tal atividade nos remete tanto a uma ordem temporal interna ao texto, que contém os eventos humanos na forma da matéria verbal, quanto ao tempo do mundo, expressando, desse modo, uma dupla significação do termo história: uma concernente à narração do curso dos acontecimentos, outra relativa ao curso real, os atos e os fatos. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45513
ISBN : 978 85 88072 19 0
Aparece en las colecciones: PPGFILO - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_eve_ialeal.pdf404,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.