Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45499
Type: | Artigo de Evento |
Title: | O discurso de Lísias e suas limitações: breve análise sobre a persuasão no Fedro |
Authors: | Furtado, Francisca Andréa Brito |
Keywords: | Amor;Mania;Filosofia |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | ANFOP |
Citation: | FURTADO, Francisca Andréa Brito. O discurso de Lísias e suas limitações: breve análise sobre a persuasão no Fedro. In: CARVALHO, Marcelo; CORNELLI, Gabriele; MONTENEGRO, Maria Aparecida (orgs.). ENCONTRO ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA- ANFOP, 16., 27-31 out. 2014, Campos do Jordão (SP). Anais... São Paulo: ANPOF, 2015. p. 34-41.Tema: Platão |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O discurso de Lísias no diálogo platônico Fedro exerce sobre o jovem homônimo o fenômeno da apathé, uma espécie de encantamento provocado pela arte de usar belamente o lógos com o intuito de persuadir. Ao encontrar Sócrates e dirigir-se com ele para além das muralhas da cidade naquela manhã, o jovem Fedro julga trazer consigo um discurso belo. Segundo este discurso, é mais vantajoso entregar-se a um não apaixonado do que a um amante (erastês). A tese central de Lísias é construída a partir da apresentação das debilidades (manía) do estado do amante apaixonado, assim como os dissabores de uma relação amorosa. O primeiro argumento do logógrafo é fundamentado na exposição do amor como um estado passageiro, movido pelo desejo. O desejo é apresentado como irracional e imediato; após sua satisfação, deixa de operar sobre o amante, fazendo-o abandonar os cuidados dirigidos ao amado, arrependendo-se pelas ações realizadas quando tomado por este afeto.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45499 |
ISSN: | 978 85 88072 19 |
Appears in Collections: | PPGFILO - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_fabfurtado.pdf | 526,52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.