Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Maria Naires Alves de-
dc.contributor.authorMonteiro, André Jalles-
dc.date.accessioned2019-09-05T17:40:30Z-
dc.date.available2019-09-05T17:40:30Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSOUZA, M. N. A. de; MONTEIRO, A. J. O uso da tecnologia da informação e comunicação na educação superior: o caso do portal docente do sistema de gestão acadêmica da UFC. In: GESTÃO do Conhecimento e Inovação. Belo Horizonte: Poisson, 2019. v. 9, cap. 15, p. 173-191. Disponível em: https://www.poisson.com.br/livros/conhecimento/volume9/Gestao_do_conhecimento_e_Inovacao_vol9.pdf. Acesso em: 05 set. 2019.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7042-132-6-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45477-
dc.identifier.urihttps://www.poisson.com.br/livros/conhecimento/volume9/Gestao_do_conhecimento_e_Inovacao_vol9.pdf-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPoissonpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectSistema Integrado de Gestão Acadêmicapt_BR
dc.subjectPortal Docentept_BR
dc.titleO uso da tecnologia da informação e comunicação na educação superior: o caso do portal docente do sistema de gestão acadêmica da UFCpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrNos tempos atuais vivencia-se uma revolução da tecnologia, da comunicação e da informação. Essa revolução tem afetado a educação, as instituições de ensino superior, a prática docente, bem como seu relacionamento com os discentes. Com este estudo objetiva-se investigar o uso do Portal Docente integrante do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA pelos docentes de graduação da Universidade Federal do Ceará. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva na qual os dados principais foram coletados no banco de dados da instituição. Conforme verificado, o Portal Docente detém precário uso pelos docentes de graduação da UFC, porém com crescimento gradual de uso a cada semestre letivo. Inexiste correlação significativa entre a quantidade de arquivos postados e a idade do docente. Deste modo, alguma iniciativa deverá ser implementada pela administração superior da universidade para uma efetiva ampliação da sua utilização.pt_BR
Aparece nas coleções:BU - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_capliv_mnasouza.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.