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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo Filho, Antônio José Albuquerque de-
dc.contributor.authorSilva, Solonildo Almeida da-
dc.contributor.authorSilva, Simone Cesar da-
dc.contributor.authorPereira, Helyane Candido-
dc.date.accessioned2019-09-05T15:26:31Z-
dc.date.available2019-09-05T15:26:31Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationARAÚJO FILHO, Antônio José Albuquerque de; SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da; PEREIRA, Helyane Candido. A educação a distância e o processo de mercantilização do ensino superior. In: SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da (orgs.). Arte e docência. Fortaleza: IFCE, 2015. p. 373-389.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45470-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFCEpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectMercantilização do ensinopt_BR
dc.subjectCrise econômicapt_BR
dc.titleA educação a distância e o processo de mercantilização do ensino superiorpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo analisa a Educação a Distância (EAD) e o processo de mercantilização do ensino superior pelo qual atravessa a educação no contexto histórico diante da crise estrutural do capital. Para tanto, observamos a função que a EAD assumiu como meta de democratização do acesso ao ensino superior na esfera pública e privada. Mészáros (2011), por exemplo já alertava-nos que vivenciamos uma crise na estrutura do capital e suas consequências reverberam em todos os palcos sociais. Já, Jimenez, Mendes Segundo e Rabelo (2009), por sua vez, articula que a Educação para Todos (EPT) constitui em necessidade do capital para sua reprodução. Compreendemos, ainda, que a EAD exerce um papel de intensificação na precarização das atividades do professor. O Banco Mundial (BM) e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) atrelam a EAD como condição à formação para a cidadania e a empregabilidade da força de trabalho e do mercado.pt_BR
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