Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45448
Tipo: | Resumo |
Título: | Avaliação da gestão em escolas da rede pública municipal de Fortaleza-CE |
Autor(es): | Silva, Denize de Melo Alves, Liduína Lopes Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Marinho, Gabrielle Silva Nascimento, Sumara Frota do Lima, Marcos Antonio Martins |
Palavras-chave: | Avaliação educacional;Gestão educacional;Modelos de gestão |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | SILVA, Denize de Melo et al. Avaliação da gestão em escolas da rede pública municipal de Fortaleza-CE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9) |
Resumo: | O presente trabalho visou avaliar a gestão empreendida em escolas da rede pública municipal de Fortaleza, Ceará, com base no Modelo de Gestão Pública e Desburocratização. Os constructos teóricos que embasam a avaliação institucional foram fonte para a extração de subsídios que fomentassem um estudo acerca da prática da gestão escolar, bem como de estratégias de aprimoramento adotadas pelas escolas nessa construção. A pesquisa, de natureza aplicada assentada nas abordagens qualitativa e quantitativa, de cunho exploratório quanto ao objetivo geral, desenvolvida segundo a proposta de Bruyne, Herman e Schoutheete (1977), constituiu-se de um espaço metodológico quadripolar: epistemológico, teórico, morfológico e técnico. No polo epistemológico, observou-se a discussão necessária embasada nos pressupostos filosóficos que permeiam o objeto em análise. Para articular a discussão atinente às bases sedimentares da gestão escolar, utilizou-se a óptica da sociologia compreensiva evidenciada por Max Weber. No polo teórico, evidenciou-se a construção dos conceitos inerentes às funções da gestão educacional e à própria organização do espaço escolar como agente na promoção das aprendizagens dos envolvidos nesse processo. No polo morfológico, adotou-se uma síntese dos modelos de avaliação educacional com o intuito de compreender os constructos que embasam a gestão educacional. No referido polo, estruturaram-se a discussão sobre o Modelo de Gestão Pública e Desburocratização e as possibilidades de sedimentação para uma gestão sistematizada com base na excelência. Objetivando auxiliar essa construção, tais proposições de estudo foram complementadas pelas contribuições do modelo de avaliação estrutural-sistêmica proposto por Lima (2008), a fim de realizar o mapeamento das estruturas presentes no processo de investigação da gestão adotada nas escolas da rede municipal de Fortaleza com base nos critérios do Modelo de Gestão Pública e Desburocratização. No polo técnico, por fim, contempla |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45448 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_dmsilva.pdf | 50,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.