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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Danielle Motta-
dc.contributor.authorPompeu, Ana Maria César-
dc.date.accessioned2019-09-05T14:52:32Z-
dc.date.available2019-09-05T14:52:32Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationARAÚJO, Danielle Motta; POMPEU, Ana Maria César. Lisístrata: estudo e adaptatradução para o teatro de bonecos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45446-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComédia gregapt_BR
dc.subjectAdaptatraduçãopt_BR
dc.subjectTeatro de bonecospt_BR
dc.titleLisístrata: estudo e adaptatradução para o teatro de bonecospt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho tem como objetivos primordiais a divulgação da comédia grega de Aristófanes através de uma adaptação/tradução da peça Lisístrata (411 a.C.) para o gênero Teatro de Bonecos, com o intuito de tornar a obra acessível a outro público, não somente ao erudito; e a valorização dos falares nordestinos, principalmente os de Fortaleza, com a utilização de inúmeras marcas da oralidade no roteiro da peça. Trata também sobre alguns conceitos de tradução e de adaptação, para que se chegue a um conceito híbrido entre esses dois tipos, o qual é o utilizado pela autora e que recebe o nome de adaptatradução. Em seguida, expõe comentários acerca de outras traduções e adaptações da obra em questão. Um dos capítulos é dedicado ao estudo comparativo entre o elemento máscara e os bonecos de animação, no que diz respeito à função cênica e à reação da plateia, e trata da história do Teatro de bonecos no mundo. Apresenta também o histórico do Grupo Paideia, responsável pelo texto, confecção dos bonecos, montagem e encenação da peça. Outro capítulo traz um resumo comentado da comédia Lisístrata, o contexto histórico em que a obra está inserida e, finalizando a parte teórica, um estudo comparativo da peça com a revolução feminina no século XXI no Brasil, principalmente em Fortaleza. Ao final, descreve-se o processo desta adaptatradução da peça para o gênero teatro de bonecos no linguajar fortalezense e, em seguida, expõe o texto adaptatraduzido. Os resultados finais desta experiência estarão expostos na conclusão, em que se confirmará a popularização da peça clássica, mesmo sendo encenada no gênero Teatro de Bonecos e em outro contexto cultural.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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