Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45430
Tipo: | Resumo |
Título : | Produtos educacionais desenvolvidos em mestrados profissionais no Brasil: fontes de ferramentas facilitadoras para o ensino de química |
Autor : | Cavalcante, Dafne Alexandre Borges, Simone da Silveira Sá Silva, Maria Goretti de Vasconcelos |
Palabras clave : | Produtos Educacionais;Ensino de Química;Mestrados Profissionais |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | CAVALCANTE, Dafne Alexandre; BORGES, Simone da Silveira Sá; SILVA, Maria Goretti de Vasconcelos. Produtos educacionais desenvolvidos em mestrados profissionais no Brasil: fontes de ferramentas facilitadoras para o ensino de química. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Resumen en portugués brasileño: | Produtos Educacionais Desenvolvidos em Mestrados Profissionais no Brasil: Fontes de Ferramentas Facilitadoras para o Ensino de Química CAVALCANTE, D.A.(ENCIMA/DQAFQ), BORGES, S.S.S.(Co-Orientadora) e SILVA, M.G.V,(Orientadora) A busca pela melhoria do ensino em química no Brasil se traduz no crescente interesse dos professores em desenvolver trabalhos e novas metodologias nesta área. Esta pesquisa tem como objetivo analisar e categorizar os produtos educacionais (PEs) produzidos nos Mestrados Profissionais no Brasil, principalmente quanto às tendências do ensino atual de propiciar o desenvolvimento das diversas habilidades e competências dos estudantes de química. Foi realizada uma pesquisa na área de química, dos PEs desenvolvidos até 2013, o que permitiu mapear o cenário produtivo neste campo. Empregou-se para esta pesquisa, coleta de informações referentes aos produtos educacionais elaborados nas Instituições de Ensino Superior (IES), a partir de informações disponibilizadas no Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e nos endereços eletrônicos dos Programas de Mestrado Profissional de Ensino, no eixo temático da Química. Os resultados apontaram para um quantitativo de 29 IES que dispõem da área de química em seus Programas de Mestrado Profissional, destas, 9 IES produziram 105 PEs desenvolvidos na referida área. Os pesquisadores estudados observaram melhorias nos processos de ensino e de aprendizagem com a aplicação destes PEs. Informações relativas a estes produtos foram compilados em um Guia de Produtos Educacionais, armazenado em uma mídia física (CD-ROM), compreendendo (18%) no formato de Mídias Educacionais, (36%)Propostas de Ensino, (39%) Material textual, (4%)Materiais interativos e (3%) de Atividades de Extensão. Este material pode contribuir para melhorias nas práticas educacionais em aulas de química por meio do acesso a esses produtos ou estímulo a criar novas atividades, melhorando a qualidade do ensino. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45430 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_dacavalcante.pdf | 50,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.