Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, Cleidiane da Silva-
dc.contributor.authorDuarte, Ana Rita Fonteles-
dc.date.accessioned2019-09-05T13:36:46Z-
dc.date.available2019-09-05T13:36:46Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMORAIS, Cleidiane da Silva, DUARTE, Ana Rita Fonteles. Dos debates sobre ensino religioso às aulas da doutrina cristã na instrução pública do Ceará Imperial (1870-1890). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45426-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstrução pública primáriapt_BR
dc.subjectDoutrina cristãpt_BR
dc.subjectInstrução moral e religiosapt_BR
dc.titleDos debates sobre ensino religioso às aulas da doutrina cristã na instrução pública do Ceará Imperial (1870-1890)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNos debates na Câmara dos Deputados e na Assembleia Provincial do Ceará nos primeiros anos da década de 1880, um dos principais assuntos abordados dizia respeito ao ensino religioso como matéria no programa da Instrução Pública Primária. As posições ditas “liberais” identificavam a mãe como fundamental para inculcar nas crianças os ensinamentos dos princípios da fé, afirmando que as crenças religiosas vividas na vida adulta não foram construídas nos bancos escolares, mas sim através dos ensinamentos recebidos na infância pela mãe. Nas décadas de 1870 e 1880, período em apreço nesse trabalho, nas aulas públicas primárias na Província do Ceará, a formação moral das crianças deveria estar baseada na religião, questão que será discutida e disputada, principalmente no cenário político com as tentativas de introdução da Instrução Moral e Cívica no programa da Instrução Primária. Desse modo, era exigido dos professores uma boa conduta civil, moral e religiosa, sendo por meio dos bons exemplos nas aulas e também na sua vida particular, que educariam as crianças. Os professores, portanto, deveriam estar preparados quanto à instrução religiosa, quanto aos ensinamentos da doutrina cristã católica e praticá-los na sua vida cotidiana, pois sua “missão” seria moldar e preparar as crianças para o bom convívio entre seus pares, garantindo assim a harmonia social, e isto passava pelo cultivo do espírito e formação do caráter.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_csmorais.pdf49,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.