Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45352
Type: | TCC |
Title: | Relato em quadrinhos da metadisciplina: narrativas semióticas |
Authors: | Calvet, Lya Brasil |
Advisor: | Silva, Anna Lúcia dos Santos Vieira e |
Keywords: | Design gráfico;Quadrinhos;Metadisciplina;Semiótica |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | CALVET, L. B. Relato em quadrinhos da metadisciplina: narrativas semióticas. 2018. 54 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os quadrinhos, como produto de design, oferecem um campo fértil de possibilidades de configuração e de comunicação. Neste trabalho, essa linguagem surge na fase de difusão da Metadisciplina, uma abordagem pedagógica com fundamentos no Design, na Didática e na Semiótica. A aplicação da abordagem se dá através de uma disciplina que se constrói enquanto é ministrada, em processos criativos e participativos com estudantes, monitores e pesquisadores. O resultado é um conhecimento construído coletivamente, adaptável aos repertórios e vivências dos participantes. Para representar a Metadisciplina, a história em quadrinhos é escolhida por sua estrutura intrinsecamente flexível, com elementos que podem ser revistos e ressignificados ao longo da narrativa, como a própria abordagem. A fluidez do espaço-tempo dos quadrinhos, de aspecto sequencial e simultâneo, em conjunto com a sobreposição imagética e verbal, favorecem uma história que se faz ao ser contada. A fim de explorar a linguagem de maneira ampla, o processo criativo aqui descrito se apropria da Semiótica de Charles Peirce (1839 - 1914) enquanto estrutura organizacional. A semiótica, como processo metodológico-analítico, investiga o modo como lemos a realidade por meio dos signos através de um princípio triádico: sensação, percepção e interpretação. Inicialmente utilizada como fundamento na pesquisa, a teoria peirceana surge no processo para afirmar a coesão entre a linguagem (quadrinhos) e o conteúdo (Metadisciplina). A semiótica contempla, assim, uma plataforma a ser empregada na construção de um relato em quadrinhos sobre a Metadisciplina. |
Abstract: | Comics, as a design product, o er an fertile range of possibilities of configuration and communication. In this paper, this media appears in the di usion phase of Metadiscipline, a pedagogical approach with fundamentals of Design, Didactics and Semiotics. The application of the approach manifests through a discipline that is built while it is delivered, in creative and participative processes with students, assistants and researchers. The result is a collectively constructed knowledge, adaptable to the repertoires and experiences of the participants. To represent the Metadiscipline, the comics are chosen for their intrinsically flexible structure, with elements that can be revised and resignified throughout the narrative, like the approach itself. The fluidity of the spacetime in comics, of sequential and simultaneous aspect, and the imagetic and verbal juxtaposition support a story that is made while it is told. Aiming to explore this language in an ample way, the creative process described here appropriates the Semiotics of Charles Peirce (1839 - 1914) as organizational structure. Semiotics, as a methodologic-analytic process, investigates the way we read the reality via signs through a triadic principle: sensation, perception and interpretation. Initially used as fundament in the research, the peircean theory appears in the process to a rm the cohesion between the media (comics) and the content (Metadiscipline). Semiotics contemplates, therefore, a platform to be used in the construction of a comics report about Metadiscipline. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45352 |
Appears in Collections: | DESIGN - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_lbcalvet.pdf | 2018_tcc_lbcalvet.pdf | 281,36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.