Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45347
Type: | Resumo |
Title: | Projeto desenvolvimento de metodologias e atividades didáticas para o ensino de programação aplicado a matemática e física |
Authors: | Dias, Talles Vinicius Martins Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
Keywords: | Jogos digitais;Metodologia;Didática |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | DIAS, Talles Viinicius Martins; VASCONCELOS, Francisco Hebert Lima. Projeto desenvolvimento de metodologias e atividades didáticas para o ensino de programação aplicado a matemática e física. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Apesar dos avanços tecnológicos e a implementação de desenvolvimentos de jogos em escolas e universidades, as linguagens de programação podem se tornar uma barreira para o aprendizado e desenvolvimento de projetos para aqueles que não estão habituados com os mesmos, sendo uma boa didática algo indispensável, pois a mesma, caso seja mal aplicada, pode contribuir para a evasão de disciplinas que envolvam tais temas. Foi constatado que uma didática considerada mais “tradicional” dificulta o aprendizado de temas relacionados para programação, principalmente aqueles que possuem interesse em conhecer tal assunto mas não pretendem seguir profissionalmente essa área. Com estudos e experimentos voltados para um estudo mais voltado para jogos, o objetivo é o de atrair um público mais amplo para essa área, despertando o interesse de jovens para que os mesmos desenvolvam, em grupo, técnicas de aplicação mais voltadas para um sistema mais lúdico, em que a matemática e a física possam ser aplicadas de modo que o seu conhecimento seja mais facilmente absorvido. Pode-se observar um avanço mais amplo para o aprofundamento e assimilação do conteúdo didático quando o conteúdo se adequa a algum contexto em que os cursistas já estejam imersos, assim constatando que quando se insere uma área de estudo em uma realidade mais próxima à qual o estudante está habituado e tem profundo interesse, os resultados se tornam mais gratificantes, assim como a produção do material desenvolvido. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45347 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_tvmdias.pdf | 47,57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.