Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45290
Tipo: Resumo
Título : Avaliação da permanência dos alunos no curso de estatística
Autor : Oliveira, Roberto Teixeira de
Farias, Rafael Bráz Azevedo
Nojosa, Ronald Targino
Batista, Maria Jacqueline
Palabras clave : Evasão;Permanência;Curso de estatística
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : OLIVEIRA, Roberto Teixeira de et al. Avaliação da permanência dos alunos no curso de estatística. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumen en portugués brasileño: A evasão discente é um das principais preocupações em alguns cursos da UFC. Vista como a perda de alunos, esta gera graves consequências acadêmicas, sociais e econômicas, comprometendo o desenvolvimento do aluno e, de maneira mais abrangente, o curso, como um todo. Dentro do curso de Estatística, temos o projeto de Permanência, Ambientação, Avaliação e Autoavaliação no DEMA, em que tem como finalidade orientar os alunos de Estatística do primeiro ano, visando estabelecer um sentimento de membro de uma comunidade (UFC). Dessa forma, o projeto tem por objetivo contribuir com combate à evasão no curso, ajudando e acompanhando os alunos, através da integração entre os novos, os veteranos e a coordenação, incentivando os ingressantes a ter interesse por este novo mundo acadêmico. Para dar suporte a esse projeto o curso tem como obrigatórias no primeiro ano às disciplinas de Seminários de Tutoria I e II, a primeira trata-se da interação direta dos alunos com a coordenação, se fazendo através do diálogo e da discussão sobre as atividades acadêmicas do curso e da universidade. Na segunda, professores, bolsistas, ex-alunos e profissionais que estão atuando na área de estatística, apresentam palestras sobre suas experiências e a atuação do estatístico no mercado. Em geral, as atividades do projeto destacam-se a apresentação sobre assuntos diversos sobre o curso: grade curricular, bolsas de estudos, disciplinas, mercado de trabalho, além do suporte e acompanhamento para formação e permanência de grupo de estudos. Para quantificar informações relacionadas ao desenvolvimento das atividades do projeto aplicamos questionários desde 2013, que buscaram identificar pontos positivos e negativos das atividades e o interesse do aluno para continuar no curso. Como resultado, por exemplo, em 2015, 50% dos alunos optaram pelo curso como 1ª opção de escolha e destacasse que aproximadamente 92% dos alunos afirmam que desejam concluir o curso.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45290
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_rtoliveira.pdf50 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.