Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45290
Tipo: Resumo
Título: Avaliação da permanência dos alunos no curso de estatística
Autor(es): Oliveira, Roberto Teixeira de
Farias, Rafael Bráz Azevedo
Nojosa, Ronald Targino
Batista, Maria Jacqueline
Palavras-chave: Evasão;Permanência;Curso de estatística
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: OLIVEIRA, Roberto Teixeira de et al. Avaliação da permanência dos alunos no curso de estatística. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: A evasão discente é um das principais preocupações em alguns cursos da UFC. Vista como a perda de alunos, esta gera graves consequências acadêmicas, sociais e econômicas, comprometendo o desenvolvimento do aluno e, de maneira mais abrangente, o curso, como um todo. Dentro do curso de Estatística, temos o projeto de Permanência, Ambientação, Avaliação e Autoavaliação no DEMA, em que tem como finalidade orientar os alunos de Estatística do primeiro ano, visando estabelecer um sentimento de membro de uma comunidade (UFC). Dessa forma, o projeto tem por objetivo contribuir com combate à evasão no curso, ajudando e acompanhando os alunos, através da integração entre os novos, os veteranos e a coordenação, incentivando os ingressantes a ter interesse por este novo mundo acadêmico. Para dar suporte a esse projeto o curso tem como obrigatórias no primeiro ano às disciplinas de Seminários de Tutoria I e II, a primeira trata-se da interação direta dos alunos com a coordenação, se fazendo através do diálogo e da discussão sobre as atividades acadêmicas do curso e da universidade. Na segunda, professores, bolsistas, ex-alunos e profissionais que estão atuando na área de estatística, apresentam palestras sobre suas experiências e a atuação do estatístico no mercado. Em geral, as atividades do projeto destacam-se a apresentação sobre assuntos diversos sobre o curso: grade curricular, bolsas de estudos, disciplinas, mercado de trabalho, além do suporte e acompanhamento para formação e permanência de grupo de estudos. Para quantificar informações relacionadas ao desenvolvimento das atividades do projeto aplicamos questionários desde 2013, que buscaram identificar pontos positivos e negativos das atividades e o interesse do aluno para continuar no curso. Como resultado, por exemplo, em 2015, 50% dos alunos optaram pelo curso como 1ª opção de escolha e destacasse que aproximadamente 92% dos alunos afirmam que desejam concluir o curso.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45290
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rtoliveira.pdf50 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.