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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45284
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Araújo, Adéle Cristina Braga | - |
dc.contributor.author | Lima, Natasha Alves Correia | - |
dc.contributor.author | Rabelo, Josefa Jackline | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-29T10:59:22Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29T10:59:22Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Adéle Cristina Braga; LIMA, Natasha Alves Correia; RABELO, Josefa Jackline. O marco legal da educação no Brasil: um estudo fundamentado na crítica marxista. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 888-898. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45284 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Marxismo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Lei | pt_BR |
dc.title | O marco legal da educação no Brasil: um estudo fundamentado na crítica marxista | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo visa analisar os documentos frutos das conferências do Programa de Educação para Todos e sua influência no norteamento da política educacional brasileira. Pretende-se, ainda, situar historicamente o marco legal presente nas Constituições Federais (CF) de 1934, de 1937, de 1946, de 1967 e de 1968, perpassando o conteúdo específico das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional regulamentadas no Brasil ao longo desta periodização. A metodologia de investigação para a presente pesquisa é de cunho bibliográfico-documental, delineando, nesse contexto, a temática a partir da análise de documentos oficiais perspectivada nos estudos sobre as políticas educacionais desenvolvidos por Saviani (2011; 2014); Shiroma, Moraes e Evangelista (2011) e Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) e, pelas reflexões produzidas no campo do marxismo, fundamentadas nos estudos de Leher (1999), Rabelo, Jimenez e Mendes Segundo (2015), Mendes Segundo e Jimenez (2015). Destaca-se, como considerações preliminares, que a partir da década de 1990, com a inauguração do Programa de Educação para Todos, ação que implantou as diretrizes educacionais para o novo milênio e estabeleceu os novos princípios e concepções que vêm constantemente orientando e definindo as políticas educacionais nos países periféricos, consequentemente no Brasil, influenciando fortemente o marco legal educacional brasileiro, a exemplo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9.394/96. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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