Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45254
Tipo: Resumo
Título: Análise de evasão do curso de gestão de políticas públicas na Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Souza, Ruy Aurélio Batista Rolim de
Oliveira, Sônia Maria Pinheiro de
Monte, Francisca Silvania de Sousa
Palavras-chave: Evasão;Avaliação;Bacharelado em políticas públicas
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SOUZA, Ruy Aurélio Batista Rolim de; OLIVEIRA, Sônia Maria Pinheiro de; MONTE, Francisca Silvania de Sousa. Análise de evasão do curso de gestão de políticas públicas na Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: O objetivo desse trabalho é monitorar os índices de evasão apresentados no curso de Bacharelado Gestão de Políticas Públicas da UFC entre os semestres letivos 2015.1 a 2016.1. Ta iniciativa tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento acadêmico do curso contribuindo com estudos que possam ser utilizados para a prevenção de evasão previstos no Projeto Pedagógico. O referido curso surgiu a partir das experiências acadêmicas do Laboratório de Políticas Públicas (LEPP), do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP) e de outras experiências de pesquisa e extensão de professores do Departamento de Economia Doméstica. Desde sua implementação em 2015 até o presente momento o curso tem um colegiado de 101 alunos que chegaram a realizar matricula na instituição, entretanto 28 alunos já encontram-se evadidos. Logo, com base nesses dados, compreendeu-se a necessidade de pesquisar quais os possíveis fatores que afetaram a desistência de parte do corpo discente e como tal quadro pode reverberar em ações previstas no PPC. Para isto, a metodologia utilizada será a de relacionar os dados quantitativos com os obtidos em uma entrevista que será aplicada em um grupo de alunos que abandonaram ou trancaram a matrícula na instituição. Desta forma, poderemos montar um diagnóstico da situação e um prognóstico após a análise dos dados. A relevância desta pesquisa está na capacidade de produzir uma avaliação autocrítica da estrutura acadêmica do curso e da universidade. Buscando, assim, compreender e problematizar as possíveis insuficiências encontrados até o momento no curso para poder propor ações que atuem diretamente nelas. Nessa perspectiva, alunos e professores podem traçar ações que irão atuar diretamente no universo acadêmico e profissional contribuindo com o desenvolvimento do curso. Posto isso, podemos apontar que esta pesquisa contribui para compor a historicidade do curso, juntamente com as ações de eficiência e qualidade dos programas dos cursos de graduação do CCA.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45254
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rabrsouza.pdf50,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.