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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45239
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vasconcelos, Nathalia Faria Vasconcelos | - |
dc.contributor.author | Tiradentes, Artur Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Santana, Geísa Costa Oliveira de Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-28T18:53:49Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28T18:53:49Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Nathalia Farias et al. Blended learning no ensino-aprendizagem de políticas públicas de saúde. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45239 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Materiais de ensino | pt_BR |
dc.subject | Saúde pública | pt_BR |
dc.title | Blended learning no ensino-aprendizagem de políticas públicas de saúde | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Introdução: No módulo de “Assistência Básica à Saúde 1” (ABS1), o desempenho dos alunos apresentava-se sistematicamente abaixo do ponto de corte da instituição, inclusive com reprovações. Nas avaliações programáticas, os estudantes reiteravam dificuldades de aprendizagem. Foi necessário integrar novas metodologias que potencializasse o ensino. Objetivos: Descrever a experiência na aplicação da blended-learning no módulo de ABS1. Relato de Experiência: Os alunos tinham ao seu dispor três formatos de interação que se complementaram: síncrono físico, assíncrono on-line e síncrono on-line. No ambiente virtual de aprendizagem foram disponibilizados textos e filmes, seguidos de ferramentas para a prática reflexiva, como fóruns, portfólios eletrônicos e a construção colaborativa de um texto. Nas atividades presenciais foram utilizados: exposição dialogada em grande grupo e resolução de problemas em pequenos grupos. Os alunos construíram a “Linha do Tempo” sobre a evolução contextual das políticas públicas de saúde. Trouxeram reportagens sobre o SUS, e categorizaram suas “Potencialidades” e “Fragilidades”. Planejaram o sistema de saúde que queriam para o Brasil, depois de serem apresentados aos principais pontos da constituição brasileira referente à saúde. Resultados: Menor número de alunos com desempenho insuficiente. Nenhum aluno reprovado. Houve ganho percentual substancial em relação à turma anterior. Conclusão: A utilização de variadas metodologias ativas permitiu alcançar alunos com diferentes estilos de aprendizagem, melhorando o desempenho do grupo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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