Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45236
Tipo: Resumo
Título: A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis
Autor(es): Medeiros, Mariana de Vasconcelos
Pacheco, Bianca dos Santos
Santos, Marcela Quitara Pereira Silva dos
Moreira, Jeanne Marguerite Molina
Palavras-chave: Evasão;Ambientação;Contabilidade
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MEDEIROS, Mariana de Vasconcelos; et al. A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: O curso de graduação em Ciências Contábeis da FEAAC/UFC, é reconhecido em todo o Brasil por apresentar qualidades e possibilitar ao futuro Contador inúmeros caminhos que podem ser seguidos em sua profissão. No entanto, o aluno ingresso no curso, ainda não tem a capacidade de reconhecer a competência profissional para analisar e pesquisar temas relevantes no campo das Ciências Contábeis. Nos primeiros semestres do curso, a Coordenação realiza um trabalho de conscientização do corpo discente e faz um acompanhamento das disciplinas que necessitam de aprendizado mais aprofundado, evitando, assim, possíveis evasões do curso e colaborando para a ambientação e entrosamento dos estudantes nos primeiros semestres. Desta forma, a Monitoria tem como objetivos reduzir a evasão dos alunos; contribuir para uma melhor ambientação dos estudantes nos primeiros semestres e aprimorar o processo de autoavaliação do curso. A metodologia utilizada no projeto se caracteriza como exploratória, descritiva e explicativa, sendo elaborado e aplicado questionário para os alunos das disciplinas Introdução à Contabilidade e Contabilidade Básica dos turnos diurno e noturno para verificar o conhecimento deles nos diversos campos de atuação do Contador, através das disciplinas ofertadas no curso. Assim, à partir dos resultados obtidos pelos questionários foi possível observar que dos 89 respondentes, em torno de 84% dos alunos ingressos têm conhecimento sobre as áreas de atuação do profissional da Contabilidade e que as mais conhecidas são Auditoria e Contabilidade Empresarial. Já as áreas de menor conhecimento e interesse por parte dos alunos são Contabilidade de Custos e Perícia, e as que os alunos possuem maior interesse destacou-se Auditoria e Contabilidade Pública. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que a falta de conhecimento que os alunos ingressos têm sobre a Contabilidade em si, acaba interferindo no interesse e no direcionamento de aprofundar os estudos nas disciplinas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45236
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mvmedeiros.pdf50,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.