Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45236
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMedeiros, Mariana de Vasconcelos-
dc.contributor.authorPacheco, Bianca dos Santos-
dc.contributor.authorSantos, Marcela Quitara Pereira Silva dos-
dc.contributor.authorMoreira, Jeanne Marguerite Molina-
dc.date.accessioned2019-08-28T18:41:28Z-
dc.date.available2019-08-28T18:41:28Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Mariana de Vasconcelos; et al. A contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45236-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectAmbientaçãopt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.titleA contribuição da monitoria de projetos na busca de um melhor entrosamento e ambientação do corpo discente ingressante no curso de graduação em ciências contábeispt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO curso de graduação em Ciências Contábeis da FEAAC/UFC, é reconhecido em todo o Brasil por apresentar qualidades e possibilitar ao futuro Contador inúmeros caminhos que podem ser seguidos em sua profissão. No entanto, o aluno ingresso no curso, ainda não tem a capacidade de reconhecer a competência profissional para analisar e pesquisar temas relevantes no campo das Ciências Contábeis. Nos primeiros semestres do curso, a Coordenação realiza um trabalho de conscientização do corpo discente e faz um acompanhamento das disciplinas que necessitam de aprendizado mais aprofundado, evitando, assim, possíveis evasões do curso e colaborando para a ambientação e entrosamento dos estudantes nos primeiros semestres. Desta forma, a Monitoria tem como objetivos reduzir a evasão dos alunos; contribuir para uma melhor ambientação dos estudantes nos primeiros semestres e aprimorar o processo de autoavaliação do curso. A metodologia utilizada no projeto se caracteriza como exploratória, descritiva e explicativa, sendo elaborado e aplicado questionário para os alunos das disciplinas Introdução à Contabilidade e Contabilidade Básica dos turnos diurno e noturno para verificar o conhecimento deles nos diversos campos de atuação do Contador, através das disciplinas ofertadas no curso. Assim, à partir dos resultados obtidos pelos questionários foi possível observar que dos 89 respondentes, em torno de 84% dos alunos ingressos têm conhecimento sobre as áreas de atuação do profissional da Contabilidade e que as mais conhecidas são Auditoria e Contabilidade Empresarial. Já as áreas de menor conhecimento e interesse por parte dos alunos são Contabilidade de Custos e Perícia, e as que os alunos possuem maior interesse destacou-se Auditoria e Contabilidade Pública. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que a falta de conhecimento que os alunos ingressos têm sobre a Contabilidade em si, acaba interferindo no interesse e no direcionamento de aprofundar os estudos nas disciplinas.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mvmedeiros.pdf50,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.