Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45211
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Inserção escolar da população afro-brasileira: conquistas e desafios - um caminho a ser trilhado |
Authors: | Caxile, Carlos Rafael Vieira |
Keywords: | Educação;Discriminação;Racismo |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | CAXILE, Carlos Rafael Vieira. Inserção escolar da população afro-brasileira: conquistas e desafios - um caminho a ser trilhado. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 817-825. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente texto pretende discutir e evidenciar as limitações presentes na escolarização da população afrodescendente no Brasil. Através da análise dos dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 e 2012 é possível perceber as dificuldades sofridas por essa população no processo de educação. O que mais dificulta a permanência e desenvolvimento dessa população nas salas de aula das escolas brasileiras são as constantes manifestações de racismo, preconceito e discriminação presente no ambiente escolar. Uma das maneiras encontradas de sanar essa lacuna por parte do Governo Federal foi a criação da lei 10.639/03, mas ela apor si só não contempla tal empreitada. Nesse sentido, faz-se necessário um maior empenho dos profissionais da educação, pesquisadores em geral, buscando evidenciar e elucidar a presença e contribuição social, politica, econômica e cultural desses indivíduos na formação da Sociedade Brasileira. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45211 |
ISSN: | 2447 2085 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_crvcaxile.pdf | 338,49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.