Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45210
Tipo: Artigo de Evento
Título: Ideologia pedagógica e legislação educacional: reflexões sobre a formação em pedagogia
Autor(es): Chaves, Flávio Muniz
Magalhães, Elisângela Bezerra
Oliveira, Renata Tavares de
Palavras-chave: Ideologia;Educação;Leis
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: CHAVES, Flávio Muniz; MAGALHÃES, Elisangela Bezerra;OLIVEIRA, Renata Tavares de. Ideologia pedagógica e legislação educacional: reflexões sobre a formação em pedagogia. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 807-816.
Resumo: O presente artigo aborda aspectos importantes durante a formação do curso de Pedagogia, que na atualidade estão em discussão no Brasil. O artigo é de cunho qualitativo, tendo como metodologias o estudo bibliográfico e a análise documental sobre essas temáticas. A ideologia no campo da educação tem como seu principal aliado o docente. Cada reforma educacional tem a sua intencionalidade para tentar introduzir e modificar, naquele contexto histórico, as práticas pedagógicas dos professores. Conclui-se que todo profissional, inclusive o da educação, tem o seu aspecto ideológico e político que reverberam em qualquer espaço da sociedade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45210
ISSN: 2447 2085
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_pmchaves.pdf443,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.