Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45182
Tipo: Artigo de Evento
Título : Da LDB 9.394/96 aos dias atuais: pensando sobre a creche
Autor : Rodrigues, Ana Paula Cordeiro Marques
Pinheiro, Maria Nerice dos Santos
Araújo, Janice Débora de Alencar Batista
Palabras clave : Creche;Criança;Leis
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Edições UFC
Citación : RODRIGUES, Ana Paula Cordeiro Marques; PINHEIRO, Maria Nerice dos Santos; ARAÚJO, Janice Débora de Alencar Batista. Da LDB 9.394/96 aos dias atuais: pensando sobre a creche. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 677-686.
Resumen en portugués brasileño: A Creche nem sempre esteve incluída no cenário educacional brasileiro, no entanto, esta instituição só passou a compor uma etapa da Educação Básica a partir do advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96 (BRASIL, 1996). Frente a isso, este estudo se desenvolve com o objetivo de responder a questionamentos como: Em que consiste o trabalho de Creche? A Creche, como etapa educacional, é um direito da criança? Como é realizado o trabalho nesta instituição? Todas as crianças são atendidas? A relevância de compreender esses elementos se sustenta no intuito de fortalecer o conhecimento da população, de professores e educadores acerca dos direito da infância. Por isso, compreender a configuração da Creche como estabelecimento de cuidado e educação de crianças, destacar a faixa etária por ela atendida, a organização da Educação Infantil, salientá-la como instituição que potencializa o desenvolvimento das crianças pequenas torna-se um processo importante de construção de saberes sobre a Creche. Para finalizar, evocamos, uma análise onde é possível reconhecer as aquisições conferidas à educação nacional a partir do advento da LDB (BRASIL, 1996), mas enfatizando que ainda existem outros aspectos que precisam ser melhor delineados para garantir a oferta de um serviço de boa qualidade aos bebês e crianças bem pequenas. Este artigo decorreu de um estudo de cunho bibliográfico, tomando por base autores como Cruz (1996), Kuhlmann (1998), Kishimoto (2010), Oliveira (2012), dentre outros, bem como documentos de cunho legal como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1961, 1971, 1996), a Constituição Federal (BRASIL, 1988) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009). Assim, entendemos que os direitos declarados nas leis de nada valem se não forem garantidos, portanto, a luta pela Creche como direito e pela melhoria de sua qualidade, continua.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45182
ISSN : 2447-2085
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_eve_apcmrodrigues.pdf341,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.