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Type: TCC
Title: Comportamento do consumidor de streaming musical e a estratégia de oceano azul da empresa XYZ
Authors: Maia, João Vitor Sales Machado
Advisor: Moreira, Márcia Zabdiele
Keywords: Comportamento do consumidor;Estratégia do oceano azul;Streaming musical
Issue Date: 2019
Citation: MAIA, João Vitor Sales Machado. Comportamento do consumidor de streaming musical e a estratégia de oceano azul da empresa XYZ. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho analisou, na percepção dos consumidores de streaming musical, a estratégia da empresa XYZ e se ela pode ser considerada um oceano azul de seu mercado. Para isso, foram investigados aspectos do consumo musical antes e depois da empresa XYZ por meio de uma pesquisa de profundidade junto à consumidores do serviço. A metodologia quanto à abordagem caracteriza a pesquisa como qualitativa, exploratória e descritiva. Para os resultados pretendidos, foi elaborado um roteiro de perguntas, este respondido por meio das entrevistas já mencionadas. Os resultados analisados trouxeram as informações de que a amostra consumia música essencialmente por meio de downloads ilegais; com motivação principal de comodidade e vantagem que o formato trazia; em uma escala de consumo levemente grande e, obviamente, sem pagar por sua utilização. Já os resultados referentes ao consumo depois da XYZ trazem uma satisfação dos consumidores para/com esta, devido ao custos-benefícios vantajosos que o serviço de streaming entrega, como facilidade de acesso e praticidade. A amostra também declarou que passou a ouvir mais conteúdo depois da XYZ e que a sua relação com a pirataria mudou completamente, com todos os entrevistados abolindo esta prática de suas vidas. A amostra também passou a pagar pelo consumo de música, algo que não costumava fazer no passado. Por fim, o único segmento que não viu avanços foi o da flexibilidade, dado que em períodos anteriores a amostra ouvia música em mais formatos e dispositivos do que atualmente.
Abstract: This work analyzed, through musical streaming consumers, how the strategy employed by XYZ takes place and if she could be considered as a blue ocean of your market. For this purpose, aspects of musical consumption before and after XYZ were investigated through in-depth interviews with consumers of this service. The methodology with regards to the approach characterizes this research as qualitative, exploratory and descriptive. For the intended results, a question guide was elaborated and answered through the aforementioned interviews. The analyzed results brought to the light the informations that the sample consumes music essentially through illegal downloads; and citing as a major motivation the convenience that the format brings; in a consumption scale slightly big; and, obviously, without paying for the usage. The results concerning the consumption after the XYZ brought a consumer satisfaction regards the service due to the worthwhile costs-benefits the company delivers, like an easy access to the catalogue and convenience. The sample also declared that they started to listen more content after the XYZ and they relationship with piracy has completely changed, since they have abolished this practice of their lives. The sample also started to pay for the music consumption, something that they didn’t usually do in the past. Finally, the only segment who did not see any progress was the flexibility, since in the previous periods the consumers used to listen to music in more formats and devices than today.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45162
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