Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45150
Tipo: TCC
Título : Cyberbullying: uma abordagem sobre os reflexos da violência nas redes sociais
Autor : Almeida, Daiana Calixto de
Tutor: Silva, Arnoldo Nunes da
Palabras clave : Internet e Sociedade;Ciberespaço;Cibercultura
Fecha de publicación : 2014
Citación : ALMEIDA, Daiana Calixto de. Cyberbullying: uma abordagem sobre os reflexos da violência nas redes sociais. 2014. 68f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2014.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho aborda a prática do crime virtual Ciberbullying nas redes sociais, visando identificar que tipo de conteúdo nocivo é mais utilizado pelos autores quando estes escolhem suas vítimas. Identificar qual é a rede social mais utilizada para o exercício do bullying eletrônico e saber se nestas são postadas mensagens ofensivas, fotos ou vídeos. A pesquisa busca também verificar se a maioria dos estudantes avaliados tem conhecimento a respeito do que é o crime virtual denominado de Ciberbullying. Verificar ainda, como as vítimas desse tipo de violência virtual se sentiram. Definindo as perspectivas desse trabalho, realizamos uma pesquisa bibliográfica e exploratória na fundamentação teórica e análise do problema em aspectos qualitativos e quantitativos, no qual aplicamos questionários e entrevista estudantes que utilizam redes sociais, isto a fim de obter os resultados reais sobre a prática do Ciberbullying. Constatando através do resultado da pesquisa, que as redes sociais são espaços constantemente utilizados para o exercício do bullying virtual.
Abstract: This study approaches Cyberbullying as a virtual crime perpetrated through social networks, aiming to identify what kinds of harmful content are the most used by the perpetrators when they choose their victims. Also identifying which social networks are more commonly used to practice cyberbulling and if through these, pernicious messages, photographs or videos are posted. Another aspect of the research is to verify if the majority of the students evaluated have any knowledge of virtual crime, particularly cyberbulling. Verify, as well, how the victims of this kind of crime felt at the time. In defining the perspectives of this work, a bibliographic and exploratory research were made, taking into account the theoretical framework and analyzing the problem through quantitative and qualitative aspects, after administering questionnaires and conducting interviews with students that are part of social networks aspiring to obtain results that reflect the reality of cyberbulling. Establishing, through the results of this research, that social networks are constantly used as venue to virtual bullying.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45150
Aparece en las colecciones: BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_tcc_dcalmeida.pdf606,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.