Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45105
Tipo: Resumo
Título: Reflexões acerca da visão dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa sobre a atividade de história de vida
Autor(es): Gaspar, Ramon da Costa
Moreira, Leandro Leonardo
Santos, Sara Maria Bezerra dos
Nunes, Gabriel Marcos Agustinho
Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa;Histórias de vida;Interação social
Data do documento: 2016
Citação: GASPAR, Ramon da Costa et al. Reflexões acerca da visão dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa sobre a atividade de história de vida. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumo: Propõe-se, neste artigo, capturar de maneira objetiva o modo como os bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) desenvolvido pela Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), enxergam a comissão de Histórias de Vida, bem como a atividade desenvolvida por seus membros e os bolsistas articuladores de grupos de estudo. O PACCE é um programa de bolsas de monitoria com o objetivo de maximizar a taxa de conclusão nos cursos de graduação utilizando os pilares da aprendizagem cooperativa. Nesta perspectiva pedagógica o conhecimento é construído de forma coletiva e busca a autonomia do ser, desse modo, o programa se constitui internamente de diversas comissões compostas de bolsistas responsáveis por diversas atividades, desde contabilizar horas dos demais bolsistas, avaliar o desenvolvimento dos mesmos até atividades lúdicas. A comissão de histórias de vida tem a finalidade de aumentar a sinergia e empatia entre os integrantes do programa por meio de atividades presenciais em que toda semana os participantes podem ouvir a história de vida de uma pessoa daquela turma. Para tanto, realizou-se pesquisas bibliográfica e documental, além de pesquisa qualitativa realizada com os bolsistas integrantes do PACCE. Buscou-se através desta metodologia de pesquisa apresentar resultados quanto às influências da comissão de Histórias de Vida dentro do programa e a visão dos bolsistas em relação à mesma.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45105
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rcgaspar.pdf49,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.