Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45103
Tipo: Tese
Título: Formação de professores de matemática que atuam na Educação de Jovens e Adultos com discentes cegos por meio da Sequência Fedathi
Autor(es): Magalhães, Elisângela Bezerra
Orientador: Brandão, Jorge Carvalho
Coorientador: Santos, Maria José Costa dos
Palavras-chave: Conceitos matemáticos;Formação docente;Metodologia Sequência Fedathi
Data do documento: 2019
Citação: MAGALHÃES, Elisângela Bezerra. Formação de professores de matemática que atuam na Educação de Jovens e Adultos com discentes cegos por meio da Sequência Fedathi. 2019.163f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: O ensino da matemática em si, se apresenta em algumas situações como excludente e as pessoas que não dominam os conceitos matemáticos, tendem a se afastarem e resistirem a esse conhecimento. Nesse sentido uma prática pedagógica errônea ou desmotivadora poderá desenvolver nos estudantes oposições e resistências. Esse estudo teve como objetivo verificar a contribuição da metodologia de ensino Sequência FEDATHI sobre as práticas pedagógicas de docentes que lecionam para alunos com deficiência visual nas turmas de Educação de Jovens e Adultos-EJA. Por tanto foi desenvolvido uma formação contínua do professor de matemática na perspectiva da mediação do ensino, visando favorecer a aprendizagem dos conceitos matemáticos pelos deficientes visuais de forma que seja significativa. Como referenciais bibliográficos que abordam aprendizagem matemática pelos deficientes visuais, formação docente e o referencial sobre a metodologia Sequência FEDATHI, utilizamos autores como: Brandão (2010), Amiralian (1997), Magalhães (2015) Nóvoa (1992, 1999), Tardif (2002, 2014), Pimentel (2012), Santana (2003) Bentes (2013) Lima (2007) Santos (2007), dentre outros. A pesquisa foi definida qualitativa, balizada pelos procedimentos da pesquisa exploratória, na forma de estudo de caso com lócus de pesquisa um curso de formação contínua de professor oferecido pelo grupo de pesquisa G-TERCOA (Grupo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem) da Faculdade de Educação da UFC. Dentre as distintas técnicas e instrumentos utilizados para coleta de dados realizamos a observação participante, entrevista, e análise das discussões pós-curso de formação coletados na plataforma Virtual teleduc multimeios. Elegemos por tomar como balizador, a análise de conteúdo por Bardin(2011) que representa uma metodologia de análise em que analisamos o que foi dito nas entrevistas e durante o curso de formação, bem como as observações desenvolvidas no processo de formação pelo pesquisadora. Assim os resultados das entrevistas e das discussões da formação docente foram ratificados e apresentados por meio do relatório de tese. Conclui-se que a partir da formação continuada favoreceu ao docente uma mudança de atitude e postura frente às suas práticas pedagógicas.
Abstract: The teaching of mathematics itself presents itself in some situations as exclusionary and people who do not master mathematical concepts tend to move away and resist this knowledge. In this sense an erroneous or demotivating pedagogical practice may develop in students opposition and resistance. This study aimed to verify the contribution of the FEDATHI Sequence teaching methodology on the pedagogical practices of teachers who teach visually impaired students in the Youth and Adult-EJA classes. Therefore, a continuous formation of the mathematics teacher was developed from the perspective of teaching mediation, aiming to favor the learning of mathematical concepts by the visually impaired in a way that is meaningful. As bibliographic references that address mathematical learning by the visually impaired, teacher education and the FEDATHI Sequence methodology reference, we use authors such as: Brandão (2010), Amiralian (1997), Magalhães (2015) Nóvoa (1992, 1999), Tardif (2002 , 2014), Pimentel (2012), Santana (2003) Bentes (2013) Lima (2007) Santos (2007), among others. The research was defined qualitative, guided by the exploratory research procedures, in the form of case study with research locus a continuous teacher training course offered by the research group G-TERCOA (Group Weaving Cognitive Learning Networks) of the Faculty of Education. from the UFC. Among the different techniques and instruments used for data collection, we performed participant observation, interview, and analysis of post-training training discussions collected on the virtual teleduc multimedia platform. We chose to take as a guide the content analysis by Bardin (2011), which represents an analysis methodology in which we analyze what was said in the interviews and during the training course, as well as the observations developed in the training process by the researcher. Thus, the results of the interviews and discussions of teacher education were ratified and presented through the thesis report. It is concluded that from the continuing education favored the teacher a change of attitude and posture in front of their pedagogical practices.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45103
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tese_ebmagalhães.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.