Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45102
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRicarte, Erbênia Maria Girão-
dc.contributor.authorMatos, Kamila Alencar-
dc.contributor.authorAraújo, Maria das Graças de-
dc.date.accessioned2019-08-23T20:28:20Z-
dc.date.available2019-08-23T20:28:20Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRICARTE, Erbênia Maria Girão; MATOS, Kamila Alencar; ARAÚJO, Maria das Graças de. Processos formativos de professores da educação básica para as escolas na contemporaneidade. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 304-313.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45102-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleProcessos formativos de professores da educação básica para as escolas na contemporaneidadept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo aborda a investigação dos processos de formação de professores em consonância com a escola na contemporaneidade e coloca em pauta a qualidade da formação dos professores no contexto da crise pela qual passa a escola atualmente. Defende a criação de políticas públicas que garantam a participação ativa dos professores nas várias instâncias decisórias do currículo e do trabalho pedagógico, incorporando-se a necessidade e o direito à formação continuada. A pesquisa descritiva e bibliográfica compreendeu procedimentos de revisão de literatura, procurando interpretar o processo e construir compreensões teóricas mais elaboradas relacionadas à formação docente. Apoiaram-se nas ideias de Azanha (2004), que discute qual a formação ideal ou necessária do professor do ensino básico; D’Ávila (2008), para quem a formação docente contemporânea ainda segue modelos antigos como o Artesanal que se baseia na ideia de que se aprende a ser professor na prática; Pimenta (1999) que relaciona a construção da identidade da profissão do professor com o desenvolvimento dos saberes docentes, dentre outros. Concluiu-se que uma das principais metas na formação docente, seja ela inicial ou permanente, é aprender a interpretar, compreender e refletir sobre a educação em uma realidade social. E neste contexto, a metodologia deve fomentar os processos reflexivos sobre a educação e a realidade social, por meio de experiências diversificadas.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_emgricarte.pdf341,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.