Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45063
Tipo: Dissertação
Título: O papel da cultura imagética no curso de administração: reflexões teóricas e práticas
Autor(es): Cruz, Túlio Cícero
Orientador: Santana, José Rogério
Palavras-chave: Cultura imagética;Reflexões teóricas e práticas;Formação Docente
Data do documento: 2019
Citação: CRUZ, Túlio Cícero. O papel da cultura imagética no curso de administração: reflexões teóricas e práticas. 2019. 82f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: A pesquisa tem como objetivo compreender a utilização e a recepção do uso da cultura imagética no curso de Administração de Empresas, numa IES. Especificamente, visa analisar a prática do professor em sala de aula com e sem a presença da cultura imagética; identificar as necessidades apontadas por professores para o uso e o não uso da cultura imagética em sala de aula, e apresentar as implicações da cultura imagética na prática pedagógica docente, especialmente, na interação entre alunos e professor. Ancora-se numa ampla revisão bibliográfica que fornece subsídios para uma análise mais aprofundada da ideologia presente nas imagens; para a questão da composição, produção e leitura de imagens diversas, e relacionadas ao curso em questão. Analisa os dados coletados por meio de diário de campo e de entrevistas semiestruturadas, de acordo com critérios da pesquisa qualitativa, observando as categorias conceituais e as categorias analíticas preestabelecidas para este estudo. Aponta como resultados que a recepção das aulas com a utilização da cultura imagética torna as aulas mais interativas e participativas, propiciando melhoria no processo de ensino e aprendizagem no curso de Administração de Empresas; que alguns professores ainda se encontram presos à pedagogia tradicional, de modo que mesmo com acesso às tecnologias que possibilitam o uso de imagens, optam pelo tradicional quadro branco, e quando inovam, usam um datashow para fazer o mesmo que fazem na lousa. Conclui, assim, que o trabalho com imagens no ensino superior pode se constituir em uma experiência muito enriquecedora para a prática pedagógica, estimulando o aprendizado, entretanto, ainda há muito que ser questionado quanto à sua naturalização e ao espaço que ocupa na formação de professores.
Abstract: The research aims to understand the use and reception of the use of imagery culture in Business Administration, in IES (Higher Education Institution). Specifically, it aims at, to analyze the practical one of the professor in classroom with and without the presence of the imagetic culture; to identify to the necessities pointed for professors with respect to the use and not the use of the imagetic culture in classroom, and to present the implications of the imagetic culture in practical the pedagogical professor, especially, in the interaction between pupils and professor. It is anchored in an ample bibliographical revision that more supplies subsidies a deepened analysis of the present ideology in the images; for the question of the composition, production and reading of images diverse, and related to the course in question. Analyzes the data collected through field diary and semi-structured interviews, according to qualitative research criteria, observing the conceptual categories and pre-established analytical categories for this study. He points as resulted that professors still find very imprisoned to pedagogy traditional, of way that exactly with access to the technologies that make possible the use of images, they opt to the traditional white picture, and when they innovate, use one datashow to make the same that they make in the blackboard. It concludes, thus, that the work with images in superior education can consist in a practical very very valuable experience for the pedagogical one, stimulating the learning, however, still it has much that to be questioned how much to its naturalization and the space that occupies in the formation of professors.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45063
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_tccruz.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.