Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45054
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Novas estratégias e velhos erros: uma introdução ao cálculo para alunos de engenharias
Autor(es): Brandão, Jorge Carvalho
Magalhães, Elisângela Bezerra
Costa, Emília Lima da
Palavras-chave: Erros;Estratégias;Cálculos
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Id online Revista Multidisciplinar e de Psicologia
Citação: BRANDÃO, Jorge Carvalho; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; Costa, Emília Lima da. Novas estratégias e velhos erros: uma introdução ao cálculo para alunos de engenharias. Id online Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Piedade, ano. 9. n.28, p.30-41, 2015.
Resumo: Este trabalho relata a experiência de inverter tópicos do Cálculo Diferencial e Integral com uma variável visando responder um questionamento: por qual motivo seguir sequência didática de livros adotados? Método dos trapézios para cálculo de uma área acima do eixo dos x e entre parábolas côncavas para baixo foi um ponto de partida, bem como algumas aplicações das integrais, como trabalho e centro de massa, usando o referido método. Não obstante algumas inversões didáticas, a razão de certas expressões, como o limite fundamental da trigonometria, eram apresentadas a partir de uma contextualização. Embora o uso de novas estratégias focando uma aprendizagem mais significativa, constatou-se que os mesmos erros no tradicional ensino de limites, derivadas e integrais foram observados.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45054
ISSN: 1987 1179
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_jcbrandao.pdf234,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.