Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45040
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Magalhães, Elisângela Bezerra | - |
dc.contributor.author | Brandão, Jorge Carvalho | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria José Costa dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-22T19:39:49Z | - |
dc.date.available | 2019-08-22T19:39:49Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; BRANDÃO, Jorge Carvalho; SANTOS, Maria José Costa dos. Teorema de Pitágoras para estudantes da pedagogia na Universidade Federal do Ceará: foco na mediação do ensino. Revista Inferfaces - Saúde, Humanas e Tecnologia, Juazeiro do Norte, v. 4, n. 13, p. 149-156, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-434X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45040 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Inferfaces - Saúde, Humanas e Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.title | Teorema de Pitágoras para estudantes da pedagogia na Universidade Federal do Ceará: foco na mediação do ensino | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Pretende-se por meio desse trabalho apresentar as reflexões e socializar os resultados obtidos durante a pesquisa feita com acadêmicos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC) na disciplina tópicos de educação matemática, considerando que os conhecimentos matemáticos são essencial a sociedade atual, observar a respeito da matemática e se justifica mediante a compreensão das dificuldades que frequentemente permeiam o processo de ensino aprendizagem da matemática, ou de disciplinas a ela relacionadas. Esse estudo é parte de uma proposta desenvolvida coletivamente por pesquisadores do GEM (Grupo do Ensino da matemática), visando identificar os sentidos da matemática nos diversos contextos sociais e, a partir da representação identificada pontuar questões relevantes à educação, dentre elas a utilização de uma metodologia específica para o ensino da matemática. A proposta da pesquisa foi trabalhar de forma mediada os capítulos do livro o Homem que calculava de Malba Tahan resolvendo as questões e problemas apresentados no livro subsidiado por metodologias de mediação. O presente estudo foi desenvolvido por uma estudante de doutorado, e dois professores da referida Universidade, e aplicada para apresentação de estudantes da turma de pedagogia. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_ebmagalhaes.pdf | 480,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.