Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45005
Tipo: Artigo de Evento
Título: A motivação do aluno e do professor: sua importância para o processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Lima, Jacqueline da Silva
Magalhães, Elisângela Bezerra
Ferreira, Ana Virginia Conrado
Palavras-chave: Motivação;Ensino Aprendizagem;Professor
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Instituto Antônio Mesquita Parente - IAMP
Citação: LIMA, Jacqueline da Silva; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; FERREIRA, Ana Virginia Conrado. A motivação do aluno e do professor: sua importância para o processo de ensino-aprendizagem. SEMINÁRIO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PERSPECTIVA DO SÉCULO XXI, 1., 21-22 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Instituto Antônio Mesquita Parente - IAMP, 2016.
Resumo: A motivação é substancial a qualquer atividade humana. É compreendida como uma necessidade básica do homo sapiens - desse ser racional que busca se educar - reside na sua capacidade de “cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”. A motivação de alunos e mestres está tão interligada que não é possível tratar de uma sem fazer referência à outra. A realização da aprendizagem, muito mais do que uma mera recompensa, é primordial na construção de um processo continuado de motivação-aprendizado. Esta pesquisa aconteceu em uma escola do Ensino Fundamental, da rede pública municipal, na cidade de Cascavel, em uma turma do 5º ano do ensino fundamental. A temática principal abordada foi a motivação do aluno e do professor: sua importância para o processo de ensino-aprendizagem. Observando que a ausência de motivação causa desgaste na relação aluno x professor e no baixo aprendizado. A pesquisadora ficou em sala de aula no período de um mês, em dias alternados, durante apenas um horário, observando o cotidiano dos alunos e da professora. Os resultados da observação decorrem das impressões da pesquisadora e que será o resultado dessa pesquisa. Foi possível confirmar, no decorrer dessa pesquisa, que a motivação é imprescindível para um aprendizado significativo. Houve a oportunidade de constatar que o aprender a aprender atrelado à motivação pode ser construído no dia-a dia da sala de aula. O professor tem uma grande parcela nesse processo, pois a motivação do aluno esbarra sempre na motivação do professor.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45005
ISSN: 2448-3850
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_jslima.pdf237,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.