Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45005
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Jacqueline da Silva | - |
dc.contributor.author | Magalhães, Elisângela Bezerra | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Ana Virginia Conrado | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-22T11:17:30Z | - |
dc.date.available | 2019-08-22T11:17:30Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Jacqueline da Silva; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; FERREIRA, Ana Virginia Conrado. A motivação do aluno e do professor: sua importância para o processo de ensino-aprendizagem. SEMINÁRIO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PERSPECTIVA DO SÉCULO XXI, 1., 21-22 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Instituto Antônio Mesquita Parente - IAMP, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2448-3850 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45005 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Antônio Mesquita Parente - IAMP | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | A motivação do aluno e do professor: sua importância para o processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A motivação é substancial a qualquer atividade humana. É compreendida como uma necessidade básica do homo sapiens - desse ser racional que busca se educar - reside na sua capacidade de “cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”. A motivação de alunos e mestres está tão interligada que não é possível tratar de uma sem fazer referência à outra. A realização da aprendizagem, muito mais do que uma mera recompensa, é primordial na construção de um processo continuado de motivação-aprendizado. Esta pesquisa aconteceu em uma escola do Ensino Fundamental, da rede pública municipal, na cidade de Cascavel, em uma turma do 5º ano do ensino fundamental. A temática principal abordada foi a motivação do aluno e do professor: sua importância para o processo de ensino-aprendizagem. Observando que a ausência de motivação causa desgaste na relação aluno x professor e no baixo aprendizado. A pesquisadora ficou em sala de aula no período de um mês, em dias alternados, durante apenas um horário, observando o cotidiano dos alunos e da professora. Os resultados da observação decorrem das impressões da pesquisadora e que será o resultado dessa pesquisa. Foi possível confirmar, no decorrer dessa pesquisa, que a motivação é imprescindível para um aprendizado significativo. Houve a oportunidade de constatar que o aprender a aprender atrelado à motivação pode ser construído no dia-a dia da sala de aula. O professor tem uma grande parcela nesse processo, pois a motivação do aluno esbarra sempre na motivação do professor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_jslima.pdf | 237,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.