Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45005
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Jacqueline da Silva-
dc.contributor.authorMagalhães, Elisângela Bezerra-
dc.contributor.authorFerreira, Ana Virginia Conrado-
dc.date.accessioned2019-08-22T11:17:30Z-
dc.date.available2019-08-22T11:17:30Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA, Jacqueline da Silva; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; FERREIRA, Ana Virginia Conrado. A motivação do aluno e do professor: sua importância para o processo de ensino-aprendizagem. SEMINÁRIO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PERSPECTIVA DO SÉCULO XXI, 1., 21-22 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Instituto Antônio Mesquita Parente - IAMP, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2448-3850-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45005-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Antônio Mesquita Parente - IAMPpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleA motivação do aluno e do professor: sua importância para o processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA motivação é substancial a qualquer atividade humana. É compreendida como uma necessidade básica do homo sapiens - desse ser racional que busca se educar - reside na sua capacidade de “cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”. A motivação de alunos e mestres está tão interligada que não é possível tratar de uma sem fazer referência à outra. A realização da aprendizagem, muito mais do que uma mera recompensa, é primordial na construção de um processo continuado de motivação-aprendizado. Esta pesquisa aconteceu em uma escola do Ensino Fundamental, da rede pública municipal, na cidade de Cascavel, em uma turma do 5º ano do ensino fundamental. A temática principal abordada foi a motivação do aluno e do professor: sua importância para o processo de ensino-aprendizagem. Observando que a ausência de motivação causa desgaste na relação aluno x professor e no baixo aprendizado. A pesquisadora ficou em sala de aula no período de um mês, em dias alternados, durante apenas um horário, observando o cotidiano dos alunos e da professora. Os resultados da observação decorrem das impressões da pesquisadora e que será o resultado dessa pesquisa. Foi possível confirmar, no decorrer dessa pesquisa, que a motivação é imprescindível para um aprendizado significativo. Houve a oportunidade de constatar que o aprender a aprender atrelado à motivação pode ser construído no dia-a dia da sala de aula. O professor tem uma grande parcela nesse processo, pois a motivação do aluno esbarra sempre na motivação do professor.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_jslima.pdf237,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.