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Tipo: Resumo
Título : As funções do administrador: um estudo de caso no centro de integração empresa-escola (CIEE).
Autor : Diógenes, Andressa Silva Miranda
Pinheiro, Alan Bandeira
Abreu, Mônica Cavalcanti Sá de
Palabras clave : Funções do administrador.;CIEE.;PODC.
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : DIÓGENES, Andressa Silva Miranda; PINHEIRO, Alan Bandeira; ABREU, Mônica Cavalcanti Sá de. As funções do administrador: um estudo de caso no centro de integração empresa-escola (CIEE). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumen en portugués brasileño: Conhecer as atribuições do administrador é uma das primeiras necessidades daqueles que se propõem a empreender ou a liderar equipes. Neste contexto, o gestor precisa por em práticas atividades de planejamento, organização, direção e controle, definidas por Fayol (1916) como PODC, no livro “Administration Industrielle et Générale”. Da mesma forma, é instigante descobrir como o emprego dessas ferramentas gerenciais são feitas na atualidade. Em termos metodológicos, esta pesquisa é de natureza qualitativa, de finalidade exploratória e descritiva, viabilizada por meio de um estudo de caso realizado no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e tendo suas informações analisadas por meio da categorização. De modo geral, apontam-se como resultados que, em termos de planejamento, a empresa costuma realizar encontros anuais de planejamento estratégico. Em relação à organização, percebeu-se que a estrutura organizacional está definida e dividida em departamentos, formalizada em um organograma. No caso do aspecto da direção, constatou-se que a instituição apresenta aspectos democráticos e autocráticos, visto que os gestores a baixo da presidência têm muita flexibilidade, ou seja, as unidades têm certo grau de independência, bem como os departamentos específicos, contudo, recebem notificações da matriz que devem ser cumpridas. No tocante ao controle, a verificação da qualidade do serviço ofertado pela empresa é feita por meio do retorno que seus clientes dão a ela por meio do preenchimento de um questionário disponível no sítio eletrônico da empresa.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44968
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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