Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44967
Tipo: Resumo
Título: Escola popular cooperativa auxiliando na construção do saber
Autor(es): Almeida, Milena Kelly da Silva
Silva, Rayssa Suellen Feitosa da
Almeida, Francisco das Chagas Silva
Andrade Neto, Manoel
Palavras-chave: EPC;Ensino básico;Aprendizagem cooperativa
Data do documento: 2016
Citação: ALMEIDA, Milena Kelly da Silva et al. Escola popular cooperativa auxiliando na construção do saber. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumo: A educação pública do Brasil, apesar dos investimentos do setor público na estrutura das escolas e no acesso à educação, ainda é falha. Por esse motivo é comum no nosso país jovens chegarem no ensino secundário com uma precariedade muito grande sobre os conhecimentos básicos. Então, com o intuito de reforçar o ensino básico em alguns municípios no interior do Ceará, foram criadas as Escolas Populares Cooperativas – EPC’s. Nas quais são desenvolvidos projetos socioeducativos usando a Aprendizagem Cooperativa – AC como metodologia. Dentre essas EPC’s há a EPC - Ombreira localizada no município de Pentecoste, onde desenvolvemos o Projeto Estudante Cooperativo – PEC, que surgiu com o intuito de atender o público infantil e jovem da nossa comunidade apoiando e servindo como um incremento na formação acadêmica destes. Anteriormente existiam grupos de estudo somente em Inglês, durante o desenvolvimento desses grupos percebemos a dificuldade dos estudantes em Ler, Escrever e Calcular. Daí inserimos as disciplinas de Português e Matemática no nosso projeto. Por necessidade da comunidade inserimos também a disciplina de Educação Ambiental. Todas as atividades iniciam com a realização do contrato de convivência, após isso eles são divididos em grupos para ler textos e fazer os exercícios de acordo com a disciplina a ser estudada, então o facilitador explica a atividade para os estudantes e estes a desenvolve com a ajuda dos colegas. Por fim ocorre o processamento de grupo, no qual temos um retorno da eficiência da atividade e pensamos formas de como consertar os erros e evita-los nos trabalhos posteriores. Os resultados começam a florescer, pois com o passar do tempo percebemos que eles estão adquirindo competências sociais e ambientais, ou seja, pondo o aprendizado em prática, e o mais importante, os pais relatam que o rendimento escolar de seus filhos melhorou e isso é o que nos motiva a continuar ajudando a comunidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44967
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mksalmeida.pdf49,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.