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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44967
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Almeida, Milena Kelly da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Rayssa Suellen Feitosa da | - |
dc.contributor.author | Almeida, Francisco das Chagas Silva | - |
dc.contributor.author | Andrade Neto, Manoel | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T14:44:01Z | - |
dc.date.available | 2019-08-21T14:44:01Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Milena Kelly da Silva et al. Escola popular cooperativa auxiliando na construção do saber. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44967 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | EPC | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.title | Escola popular cooperativa auxiliando na construção do saber | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A educação pública do Brasil, apesar dos investimentos do setor público na estrutura das escolas e no acesso à educação, ainda é falha. Por esse motivo é comum no nosso país jovens chegarem no ensino secundário com uma precariedade muito grande sobre os conhecimentos básicos. Então, com o intuito de reforçar o ensino básico em alguns municípios no interior do Ceará, foram criadas as Escolas Populares Cooperativas – EPC’s. Nas quais são desenvolvidos projetos socioeducativos usando a Aprendizagem Cooperativa – AC como metodologia. Dentre essas EPC’s há a EPC - Ombreira localizada no município de Pentecoste, onde desenvolvemos o Projeto Estudante Cooperativo – PEC, que surgiu com o intuito de atender o público infantil e jovem da nossa comunidade apoiando e servindo como um incremento na formação acadêmica destes. Anteriormente existiam grupos de estudo somente em Inglês, durante o desenvolvimento desses grupos percebemos a dificuldade dos estudantes em Ler, Escrever e Calcular. Daí inserimos as disciplinas de Português e Matemática no nosso projeto. Por necessidade da comunidade inserimos também a disciplina de Educação Ambiental. Todas as atividades iniciam com a realização do contrato de convivência, após isso eles são divididos em grupos para ler textos e fazer os exercícios de acordo com a disciplina a ser estudada, então o facilitador explica a atividade para os estudantes e estes a desenvolve com a ajuda dos colegas. Por fim ocorre o processamento de grupo, no qual temos um retorno da eficiência da atividade e pensamos formas de como consertar os erros e evita-los nos trabalhos posteriores. Os resultados começam a florescer, pois com o passar do tempo percebemos que eles estão adquirindo competências sociais e ambientais, ou seja, pondo o aprendizado em prática, e o mais importante, os pais relatam que o rendimento escolar de seus filhos melhorou e isso é o que nos motiva a continuar ajudando a comunidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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