Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44943
Type: | Resumo |
Title: | Integração ao ensino superior: acolhimento dos estudantes ingressantes do curso de farmácia ao longo do primeiro ano de graduação |
Authors: | Paz, Lucas Mateus da Costa, Alanna Carla da Monteiro, Sonia Garcia Viana, Carlos Eduardo Menezes Nogueira, João Paulo da Silva Oliveira, Maria de Fátima |
Keywords: | Farmácia;Estudantes;Perfil |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | PAZ, Lucas Mateus da et al. Integração ao ensino superior: acolhimento dos estudantes ingressantes do curso de farmácia ao longo do primeiro ano de graduação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Introdução: O ingresso do aluno na universidade é um passo bem decisivo a ser dado na sua vida e muitas vezes há dificuldades de adaptação a esse novo meio. O acolhimento desses estudantes é de suma importância para auxilia-los a direcionar sua vida acadêmica. Objetivo: Avaliar o perfil dos alunos do segundo semestre do curso de Farmácia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Metodologia: Foi aplicado um questionário de avaliação com 34 estudantes, dividido em duas partes: dados acadêmicos (escolha do curso de Farmácia, pretensões de continuidade, grau de dificuldade e conhecimento dos programas da UFC) e dados socioeconômicos (sexo, idade, procedência, local de residência, com quem moram, desenvolvimento de atividade remunerada, renda mensal familiar e escolas frequentadas no ensino fundamental e médio). Resultados: Com relação aos dados acadêmicos: 58,82% (20) dos alunos disseram que Farmácia foi sua primeira escolha no SISU, 94,11% (32) disseram ter pretensões de dar continuidade ao curso. Além disso, 50% (17) desses alunos consideram o curso de farmácia difícil e 88,23% (30) demonstraram ter conhecimento sobre programas da UFC. Com relação aos dados socioeconômicos: 61,76% (21) dos alunos são do sexo feminino, a idade varia entre 17 e 26 anos, 58,88% (19) são naturais de Fortaleza e 82,35% (28) residem em Fortaleza. 70,58% (24) moram com os pais, 79,41% (27) não trabalham, 44,11% (15) tem renda mensal familiar acima de 3 salários mínimos, 61,76% (21) estudaram todo o ensino fundamental em escola particular e 457,05% (16) estudaram todo o ensino médio em escola pública. Conclusão: Diante desses resultados conclui-se que, até o momento, os estudantes mostraram adesão ao curso, levando em consideração que boa parte escolheu o curso como primeira opção e o considera nível difícil. Além disso, nota-se que a maioria dos alunos compõe as classes C e D, segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44943 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lmpaz.pdf | 50,59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.