Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44943
Tipo: Resumo
Título: Integração ao ensino superior: acolhimento dos estudantes ingressantes do curso de farmácia ao longo do primeiro ano de graduação
Autor(es): Paz, Lucas Mateus da
Costa, Alanna Carla da
Monteiro, Sonia Garcia
Viana, Carlos Eduardo Menezes
Nogueira, João Paulo da Silva
Oliveira, Maria de Fátima
Palavras-chave: Farmácia;Estudantes;Perfil
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: PAZ, Lucas Mateus da et al. Integração ao ensino superior: acolhimento dos estudantes ingressantes do curso de farmácia ao longo do primeiro ano de graduação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: Introdução: O ingresso do aluno na universidade é um passo bem decisivo a ser dado na sua vida e muitas vezes há dificuldades de adaptação a esse novo meio. O acolhimento desses estudantes é de suma importância para auxilia-los a direcionar sua vida acadêmica. Objetivo: Avaliar o perfil dos alunos do segundo semestre do curso de Farmácia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Metodologia: Foi aplicado um questionário de avaliação com 34 estudantes, dividido em duas partes: dados acadêmicos (escolha do curso de Farmácia, pretensões de continuidade, grau de dificuldade e conhecimento dos programas da UFC) e dados socioeconômicos (sexo, idade, procedência, local de residência, com quem moram, desenvolvimento de atividade remunerada, renda mensal familiar e escolas frequentadas no ensino fundamental e médio). Resultados: Com relação aos dados acadêmicos: 58,82% (20) dos alunos disseram que Farmácia foi sua primeira escolha no SISU, 94,11% (32) disseram ter pretensões de dar continuidade ao curso. Além disso, 50% (17) desses alunos consideram o curso de farmácia difícil e 88,23% (30) demonstraram ter conhecimento sobre programas da UFC. Com relação aos dados socioeconômicos: 61,76% (21) dos alunos são do sexo feminino, a idade varia entre 17 e 26 anos, 58,88% (19) são naturais de Fortaleza e 82,35% (28) residem em Fortaleza. 70,58% (24) moram com os pais, 79,41% (27) não trabalham, 44,11% (15) tem renda mensal familiar acima de 3 salários mínimos, 61,76% (21) estudaram todo o ensino fundamental em escola particular e 457,05% (16) estudaram todo o ensino médio em escola pública. Conclusão: Diante desses resultados conclui-se que, até o momento, os estudantes mostraram adesão ao curso, levando em consideração que boa parte escolheu o curso como primeira opção e o considera nível difícil. Além disso, nota-se que a maioria dos alunos compõe as classes C e D, segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44943
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lmpaz.pdf50,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.