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Tipo: Dissertação
Título : A influência das redes sociais na obtenção de votos: eleições para governadores de 2018
Autor : Souza, Paulo Henrique Rocha de
Tutor: Jorge Neto, Paulo de Melo
Palabras clave : Eleições;Redes Sociais;Facebook;Gastos de Campanha;Regressão Quantílic
Fecha de publicación : 2019
Citación : SOUZA, Paulo Henrique Rocha de. A influência das redes sociais na obtenção de votos: eleições para governadores de 2018. 2019. 59 f. - Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2019.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a influência de variáveis políticas, pessoais, e atividade na rede social Facebook na obtenção de votos por candidatos ao cargo de Governador Estadual referentes ao primeiro turno do pleito do ano de 2018. Para tanto, é realizado um estudo empírico no qual os dados obtidos são estimados por meio do método de Regressão Quantílica, que permite analisar os impactos das variáveis explicativas na variável dependente por meio de estimativas apropriadas, sendo adequada para a característica do sistema majoritário de eleição no qual o resultado em primeiro turno pode ser obtido em diferentes partes da distribuição de votos. A partir da análise realizada é possível verificar a influência das diversas variáveis utilizadas, sejam elas de características pessoais, características eleitorais/partidárias, e da utilização de rede social, na quantidade de votos recebidas pelos candidatos na disputa eleitoral em questão. Dentre os resultados encontrados é constatada a influência positiva do número de seguidores do Facebook dos candidatos na quantidade de votos obtidos, o que demonstra a importância da influência digital nos resultados das eleições e no processo democrático.
Abstract: This research aims to investigate the influence of political, personal, and activity on the Facebook social network in obtaining votes by candidates for the position of State Governor for the first round of the 2018 election. To this, an empirical study is conducted in which the obtained data are estimated by the Quantile Regression method, which allows to analyze the impacts of the explanatory variables on the dependent variable through appropriate estimates, being adequate for the characteristic of the majority election system in which the first round result can be be obtained in different parts of the distribution of votes. From the analysis performed it is possible to verify the influence of the various variables used, whether they are personal characteristics, electoral / party characteristics, and the use of social network, the amount of votes received by candidates in the electoral dispute in question. Among the results found is the positive influence of the number of Facebook followers of candidates on the amount of votes obtained, which demonstrates the importance of digital influence on election results and the democratic process.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44930
Aparece en las colecciones: PEP - Dissertações defendidas na UFC

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